6 alimentos que NÃO podem ir ao congelador: você vai se surpreender | Brazil News Informa

A geladeira é um eletrodoméstico presente em, praticamente, todas as casas, com a função de conservar os alimentos por mais tempo ou, basicamente, deixar o alimento gelado. Dessa forma, o item costuma ser dividido em duas partes: congelador e refrigerador. O primeiro, como o nome diz, congela os alimentos que forem armazenados, já que eles ficam sob temperaturas negativas. Enquanto isso, o segundo apenas mantém os produtos resfriados, garantindo que eles fiquem conservados, já que são mantidos em temperaturas abaixo de 5ºC, mas não negativas.
No entanto, existem recomendações específicas, como não colocar um alimento quente direto no refrigerador e não deixar a comida mais de 5 dias no mesmo repartimento. Além disso, o congelador também possui suas especificidades. Dessa forma, é recomendado embalar os alimentos antes de colocar no congelador e seguir as orientações de uso. Ademais, existem alimentos que não podem ir de nenhuma maneira ao congelador, confira.
congelador
Alguns alimentos podem até acumular bactérias se armazenados no congelador. Foto: divulgação
Alimentos que não devem ir ao congelador
Batata frita
Não frite a batata e retorne com ela para o congelador! O recomendado é comer no mesmo dia. Isso porque, o alimento, ao ser levado ao óleo quente, concentra muita água e gordura, que são separados ao irem ao congelador. Assim, quando for fazer a batata frita novamente, ela ficará borrachuda.
Alface
Esta verdura é reconhecida por acumular muita quantidade de água, já que possui uma estrutura celular delicada. Assim, ao levar as folhas ao congelador, as células serão destruídas, deixando a verdura com uma textura murcha e com sabor amargo.
Maionese
A maionese é, basicamente, composta por óleo e ovo, que podem se separar quando congelados. Além disso, o alimento é um produto lácteo, dessa forma, se for congelado, perde a cremosidade, já que o óleo ficará concentrado no fundo do pote.
Ovos
Caso a pessoa escolha manter os ovos refrigerados, deve usar apenas a parte do refrigerador. Segundo especialistas, o congelador pode romper a casca, o que tende a aumentar o risco de infecção por salmonella, que causa infecções e desconforto estomacal.
Arroz
Algumas pessoas possuem o hábito de congelar o arroz pela praticidade. No entanto, caso o alimento seja manipulado da forma errada, pode proliferar bactérias. Se, ainda assim quiser congelar, separe um espaço entre o arroz e a tampa do pote e coloque uma camada de papel-alumínio ou plástico-filme nesse espaço. Essa ação não vai deixar que o gelo entre em contato com o arroz.
Macarrão
Não congele o macarrão que já foi cozido se não quiser consumir um macarrão empapado.
Maneira correta de descongelar alimentos
O hábito de congelar alimentos é prático no dia a dia. Além disso, a baixa temperatura dificulta a sobrevivência de micro-organismos, como bactérias. Entretanto, a forma de descongelar o alimento pode aumentar o risco de contaminação com bactérias.
Segundo especialistas, descongelar o alimento em temperatura ambiente pode causar sérios problemas à saúde, já que a comida vai soltar água e, consequentemente, criar um ambiente de proliferação de bactérias. Dessa forma, o ideal é que a comida seja mantida ainda a uma temperatura baixa no momento de descongelar. E, se tiver pressa, optar por descongelar no microondas.
Fonte: Pronatec
Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa
0 Comentários