SEGREDOS do INSS que podem ajudar você a se APOSENTAR: confira | Brazil News Informa

A aposentadoria é o desejo de toda pessoa após anos da sua vida dedicados ao trabalho e as contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde que a Reforma da Previdência entrou em vigor no Brasil que esse sonho parece estar cada vez mais distante, considerando a idade e o tempo de contribuição para se aposentar.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns fatores que podem ajudar e fazer com que você se aposente antes ou até mesmo com um valor maior. Por isso, antes de dar entrada no pedido de aposentadoria vale a pena dar uma olhada em tudo que pode entrar no cálculo do benefício, caso tenha dificuldade é recomendado ter o auxílio de um advogado previdenciário.
Para conseguir, finalmente, se aposentar o cidadão brasileiro tem que cumprir com uma série de requisitos, e fatores extras podem fazer toda a diferença. Neste sentido, vamos te apresentar quatro segredos do INSS sobre a aposentadoria, fique atento e veja se você tem direito a algum deles, confira abaixo.
4 coisas que fazem a diferença ao se aposentar
A primeira coisa é o trabalho sem registro em carteira assinada. É comum que muitas pessoas atuem durante determinados períodos sem o recolhimento das contribuições para o INSS. O trabalhador não pode ser prejudicado por isso, tendo em vista que é uma obrigação da empresa ou empregador fazer o pagamento a Previdência Privada de todos os funcionários.
Neste caso, o trabalhador deve reunir todos os documentos que comprovem a atuação e o vínculo profissional do tempo trabalhado, podem ser contracheques, folha de ponto, anotações na carteira de trabalho, entre outros.
O segundo aspecto é o do histórico do INSS, o qual deve ser revisado pela pessoa antes de dar entrada no pedido de aposentadoria. É no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) que ficam armazenadas todas as informações sobre o histórico do trabalhador, como empresas em que atuou, valor dos salários, data de admissão e demissão.
Mas pode acontecer do CNIS não estar com todos os dados atualizados. Por isso que é importante dar uma olhada detalhada se as informações estão corretas, evitando a demora na análise da aposentadoria e eventuais reduções de valores por período trabalhado que não foi computado, por exemplo.
Outro ponto a se observar é se você realizou alguma atividade laboral com riscos ou perigo para a sua integridade física, o que pode resultar em uma redução do tempo para se aposentar. Há ainda a situação de quem serviu ao exército. Para essas pessoas o tempo em que esteve no serviço militar deve ser incluído na aposentadoria, portanto revise os dados.
Como dar entrada na solicitação da aposentadoria?
É possível dar entrada na aposentadoria do INSS em uma das agências, desde que seja feito o agendamento pela central 135 ou pelo Meu INSS.
A solicitação também pode ser feita através do Meu INSS, pelo site (https://meu.inss.gov.br/) ou aplicativo (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US ou iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358).
Para se aposentar será necessário apresentar todos os documentos comprobatórios, de acordo com o tipo de aposentadoria solicitada. Em seguida deve-se aguardar a análise do INSS, que pode levar alguns meses.
Fonte: Prontaec
0 Comentários