Publicidade

PIX ‘OFFLINE’? Banco anuncia possível novidade chocante | Brazil News Informa

PIX ‘OFFLINE’? Banco anuncia possível novidade chocante | Brazil News Informa

Em pouco tempo o Pix se tornou um dos meios mais populares de pagamento no Brasil.

A ferramenta lançada em 2020 rapidamente caiu no gosto popular e cada vez mais vem sendo usada em situações cotidianas: transferir para outra pessoa que esteja em outro lugar, pagar a conta na hora, transferir para alguém que está ao seu lado, e muito mais. Tanto que, hoje em dia, é estranho entrar em um estabelecimento e descobrir que não aceita Pix.

A realidade é que parece que o Pix sempre esteve entre nós, de tão prático que é e que deixou a vida cotidiana. 

Com tanta adesão, o Pix passou por evoluções e, hoje, possibilita mais funções do que em seu lançamento, como: o Pix Cobrança com Vencimento, o Pix Saque e Troco, o Pix Agendado e o Pix por aproximação. Mas, o Banco Central ainda quer aprimorar mais a forma de pagamento. A inteção, agora, é criar o Pix Offline, ou seja, possibilitar transações sem precisar de uma rede disponível.

pix offline

Nova ferramenta do pix deve facilitar a vida de usuários. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o Pix Offline?

Essa modalidade ainda não existe, mas tem sido estudada para aprimorar ainda mais os métodos de pagamentos via Pix. 

O Pix Offline tem objetivo de permitir transações sem precisar de conexão com a internet. Dessa forma, será possível enviar um Pix mesmo sem internet. Assim, incluiria as pessoas que moram em lugares sem acesso a internet e também precisam realizar transações financeiras. Como também para quem, por algum motivo, ficou sem internet na hora e precisa realizar um pagamento. 

Como funciona?

Pix Offline – QR Pagador

Para esse caso, apenas uma pessoa envolvida na transação precisa ter internet. Dessa forma,  o consumidor irá gerar um código QR Code e o estabelecimento realizaria a transação. 

Pix Offline – Cartão Pix

Esse caso funcionaria como um cartão por aproximação (tipo os cartões de meio de transporte). Dessa forma, as pessoas fariam recargas pelo celular com um valor. A partir disso, os usuários poderão encostar o cartão e enviar a quantia de dinheiro que quiser, sem precisar utilizar todo o valor do cartão. E, caso sobre valor no cartão, esse poderá voltar para a conta do indivíduo. 

Porém, o Pix Offline ainda está sendo desenvolvido e analisado. Consequentemente, não possui uma data de lançamento. Mas já está sendo avaliada pelo Banco Central. 

Fonte: Pronatec

Participe do nosso Grupo no Whatsapp e fique por dentro de todas as noticias do Site Brazil News Informa

Postar um comentário

0 Comentários