Publicidade

Crise no varejo: Assaí fechará lojas pelo país | Brazil News Informa

Crise no varejo: Assaí fechará lojas pelo país | Brazil News Informa

A rede de supermercados de atacarejo Assaí está enfrentando uma crise após anunciar que decidiu vender algumas de suas lojas próprias como parte do plano para reduzir dívidas. Como reação ao anúncio de que o Assaí fechará lojas, o mercado reagiu com a queda das ações da empresa na bolsa.

Leia também: Fim da Shein no Brasil? Varejo nacional pressiona governo para taxar concorrência chinesa

A companhia também planeja cortar investimentos, como a transformação de lojas da antiga rede Extra para a bandeira Assaí. Belmiro Gomes, presidente da empresa, citou os juros altos e o crescimento da dívida como os principais motivos por trás dessa decisão.

A notícia afetou negativamente as ações do Assaí, que caíram 7,02%. No entanto, 18 entre 20 casas de análises, bancos e corretoras ainda recomendam a compra das ações.

Anúncio de que o Assaí fechará lojas pode ser só a ponta do iceberg

O temor é de que outras empresas do setor de supermercados e comércio também enfrentem dificuldades. Por exemplo, a Marisa vai fechar 92 das 334 unidades nos próximos meses e teve prejuízo no quarto trimestre de 2022 devido aos juros altos que impactaram as vendas e seu braço financeiro.

Além da Marisa, outras empresas, como Americanas e Amaro, também estão enfrentando dificuldades financeiras. Isso levou a uma queda nas ações dessas empresas, incluindo a Alpargatas e a Natura, que caíram 7,08% e 8,7%, respectivamente. No entanto, algumas empresas, como Magazine Luiza e Via Varejo, tiveram um desempenho positivo, com alta de 1,24% e 5,2%, respectivamente.

Essas empresas bem estabelecidas estão se beneficiando da expectativa de queda na taxa de juros. Com a desaceleração da atividade econômica nos Estados Unidos, a expectativa é que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, poderia parar de subir os juros.

Isso beneficiaria empresas como a Magazine Luiza, considerada a mais bem gerida do setor, e a Via Varejo, que acabou de trocar de presidente, segundo analistas.


Postar um comentário

0 Comentários