Como entrar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda? Confira! | Brazil News Informa

A restituição do Imposto de Renda é a devolução ao cidadão do valor pago a mais em imposto para a Receita. A saber, o programa do Imposto de Renda calcula, após a entrega da Declaração, se o contribuinte pagou ou não a quantia de imposto devida. Caso tenha pago a mais, ele recebe a restituição. Nesse ano, o pagamento da restituição será feito em cinco lotes, a partir do dia 31 de maio. Para receber no primeiro lote de restituição, basta usar uma estratégia simples.
A saber, alguns grupos têm prioridade legal no recebimento da restituição. Mas, você também pode entrar nos primeiros lotes, basta saber quais as regras da Receita e segui-las. Confira o texto completo e veja como receber primeiro.
Restituição do Imposto de Renda 2023
O pagamento das restituições do Imposto de Renda 2023 já começarão no dia 31 de maio. Serão, ao todo, cinco lotes, conforme as datas abaixo:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
A saber, não são todos os contribuintes que recebem a restituição do Imposto de Renda, apenas aqueles que pagaram a mais do que deviam de Imposto de Renda. Isso é calculado após o contribuinte entregar sua Declaração de Imposto de Renda, pelo próprio programa da Receita Federal.
Caso você tenha apresentado despesas dedutíveis em sua Declaração, é provável que também receba a restituição. Por exemplo, gastos com saúde, previdência, educação, com dependentes, dentre outros. Ademais, os trabalhadores CLT, com IR retido na fonte, também podem ter valores na restituição.
O valor da restituição é pago por meio de conta corrente ou poupança. Entretanto, desde o ano passado o contribuinte também pode receber por Pix, desde que a chave seja correspondente ao CPF do mesmo.
Como receber no primeiro lote de restituição?
Legalmente, recebem primeiro as pessoas com deficiência (física, mental ou moléstias graves), idosos de 60 anos ou mais e contribuintes cuja fonte principal de renda seja o magistério. Ademais, dentro desse grupo, os idosos maiores de 80 anos possuem prioridade absoluta.
Após esse grupo, os contribuintes são elencados conforme a data de entrega da declaração de Imposto de Renda e a opção de pagamento da restituição. No que se trata da primeira questão, quem envia mais cedo a Declaração de Imposto de Renda também recebe mais cedo a restituição, já nos primeiros lotes. A saber, em 2023 o prazo de entrega iniciou-se no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
Ademais, caso a pessoa tenha optado pela declaração pré-preenchida, também entra na ordem de prioridade, assim como aqueles que optaram pelo Pix para o pagamento da restituição. Sendo assim, para receber nos primeiros lotes de restituição, atente-se a todas essas questões.
Para consultar a restituição, o governo disponibilizou o site www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda.
Fonte: Pronatec
0 Comentários