ATENÇÃO: o INSS pode te chamar pelo WhatsApp para comunicado urgente | Brazil News Informa

Nos próximos dias, o INSS e o Ministério da Previdência Social estarão testando o aplicativo de mensagens WhatsApp para entrar em contato com os cidadãos. Os beneficiários receberão informações sobre alguns serviços, a exemplo de agendamento de perícias, orientações gerais sobre auxílios, andamento de pedidos, pensões e aposentadorias. Com gestores do INSS em Fortaleza, Ceará, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, fez o anúncio na última segunda-feira, 17 de abril. Segundo ele, o período de teste desta ferramenta será de 1 mês.
O que diz o ministro?
Segundo Lupi, há mais celulares do que pessoas, num mundo onde todos se comunicam por mensagens. Por isso, ele diz que se a ferramenta obtiver êxito, a comunicação com o cidadão brasileiro será melhorada de forma sensível. Além disso, ele relata que o período de teste servirá como um meio de interagir com o povo.
O ministro também afirmou que o governo vai firmar um acordo com outras pastas, por exemplo, Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário e até mesmo a Marinha. O objetivo é fornecer e compartilhar dados de outras bases de cadastro, a exemplo do CadÚnico. Ele afirma que isso poderá auxiliar algumas demandas de benefícios como o seguro defesa do pescador artesanal.
Quando irá começar?
Ainda não há uma data definida de quando a fase piloto do serviço irá começar, também não se sabe se o governo irá disponibilizar a ferramenta apenas a determinados grupos de beneficiários de regiões e estados específicos. Ademais, o governo também não decidiu se apenas o INSS poderá entrar em contato com os cidadãos brasileiros segurados, ou se os brasileiros também poderão utilizar o contato do governo para retirar informações.
A pasta afirma que já discute os detalhes internamente e que avalia os recursos da plataforma no momento. Ademais, os estudos preliminares querem garantir a segurança de seus beneficiários ou segurados ao utilizarem a nova ferramenta. Afinal, o INSS já necessitou alertar várias vezes sobre fraudes, realizadas por pessoas que se passam pelo Instituto para aplicar golpes.
Conclusão
Por fim, como vimos aqui na matéria, a aplicação da nova ferramenta por parte do governo e do INSS ainda está em fase de estudos e necessitará de um pouco mais de tempo até ser de fato aplicada. Vimos, ainda, que haverá um período de testes realizado durante um mês e que este será um novo meio de interagir com a população brasileira segurada do INSS. Também há discussões com outras pastas para integrar outras bases cadastrais e facilitar demandas de outros benefícios.
Entretanto, é preciso ter em mente que ainda não se sabe se o segurado poderá retornar o contato do governo para demais informações ou se apenas receberá mensagens. Mais importante ainda é saber que isso poderá abrir alas para novos golpistas, pois, mesmo que ainda não exista um canal oficial do INSS pelo WhatsApp, já existem os golpistas que se passam pelo Instituto. Por isso, caso o governo implemente a ferramenta de vez, os segurados deverão dobrar o cuidado.
Com isso, chegamos à conclusão de que esta pode ser uma ótima ferramenta para os segurados. Assim, estas pessoas não precisarão sair de casa para receber novas informações do INSS. Isto é, (quase) tudo será feito apenas pelo celular, uma vez que, hoje em dia, praticamente tudo é feito pelo smartphone.
0 Comentários