Publicidade

Atenção motorista: sua CNH pode ser CANCELADA sem você perceber; saiba como evitar | Brazil News Informa

Atenção motorista: sua CNH pode ser CANCELADA sem você perceber; saiba como evitar | Brazil News Informa

Existem atualmente no nosso país cerca de 70 milhões de carteiras de habilitação em plena circulação. Como é de conhecimento geral, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento oficial necessário para conduzir um veículo terrestre no Brasil. Além de sua posse ser obrigatória para dirigir pelas ruas brasileiras, a CNH também pode ser utilizada como um documento de identificação.

O período para se obter uma CNH pode levar cerca de 6 meses e embora seja um tanto quanto difícil, acaba sempre valendo a pena para milhões de brasileiros. Mas, o sonho de possuir uma CNH pode acabar muito rapidamente para quem conseguiu o documento recentemente. Veja o que pode acontecer!

Regras para novos condutores

Muitas pessoa já devem saber que a Carteira Nacional de Habilitação opera sob a aplicação de pontuações. Ou seja, para regulamentar a documentação e o comportamento dos condutores, pontos são aplicados sobre a carteira de motorista toda vez que um condutor cometer uma infração no trânsito. Quanto mais grave for a transgressão que ocorreu, mais alta será a quantidade de pontos aplicados.

Então, ao atingir 40 pontos o motorista pode ter a sua carteira de habilitação suspensa. Entretanto, esse é um “luxo” que serve apenas para motoristas experientes. Afinal, o sistema de pontos não vale para quem se tornou condutor recentemente e ainda está dirigindo sob uma CNH provisória. Para esses novos condutores, as regras tendem a ser muito mais ferrenhas e o bloqueio da documentação acontece de forma mais rápida.

Para quem não sabe, após passar por todos os exames e aulas necessárias para obter a CNH, o condutor recebe uma carteira provisória. Este documento temporário se chama Permissão para Dirigir (PPD). E como já mencionamos anteriormente, a PPD funciona de uma forma completamente distinta e as regras da CNH comum não devem se aplicar.

Veja como o documento pode ser suspenso

Sendo assim, fica claro que a carteira de Permissão para Dirigir serve para comprovar que um novo condutor está mesmo apto para conduzir veículos no Brasil. O motorista brasileiro só consegue obter a Carteira Nacional de Habilitação após o período de 1 ano com a PPD. E caso tudo ocorra bem durante esse período, ele pode então conseguir a carteira de habilitação comum e mais “definitiva”, por assim dizer.

Por ser provisória e funcionar como uma espécie de exame final para os condutores, a PPD não opera pelo mesmo sistema de pontos e cometer algumas infrações pode levar ao bloqueio imediato da documentação. Para quem não conhece a legislação de trânsito brasileira, as infrações se classificam entre infrações leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma delas, claro, possui uma quantidade específica de pontos a serem aplicados.

Já no caso de quem ainda está conduzindo com a PPD, como não há a aplicação de pontos, infrações do tipo grave ou gravíssima estão completamente fora de cogitação. O novo condutor que cometer transgressões desse tipo perderá sua licença para dirigir imediatamente.

Dessa forma, atitudes como dirigir acima do limite de velocidade, conduzir sob o efeito de álcool ou andar sem o cinto de segurança, são todas ações que bloqueiam automaticamente a documentação. Se você ainda utiliza a Permissão para Dirigir e não quer perder o documento, é melhor ser especialmente cuidadoso no trânsito.

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários