Publicidade

Mudança no Enem 2023 deixa estudantes ALIVIADOS | Brazil News Informa

Mudança no Enem 2023 deixa estudantes ALIVIADOS | Brazil News Informa

Se você deseja participar do ENEM 2023 é importante ficar atento às mudanças que foram feitas pelo Ministério da Educação. Visto que a seleção para ingressar no ensino superior se tornou uma das mais importantes do país.

A aplicação das provas em 2023 já é aguardada por centenas de estudantes em todo o país. Uma vez que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é aceita no SiSU, Prouni, Fies e outras seleções até mesmo internacionais em alguns casos. Saiba quais mudanças foram feitas para participar da seleção.

Alterações nas datas do ENEM 2023

As mudanças feitas no Exame Nacional de Ensino Médio foram em relação às alterações nas datas das provas. O novo cronograma foi publicado pela Portaria n° 116 no Diário Oficial na última quinta-feira (15).

Acompanhe o cronograma de inscrições do ENEM 2023 e fique atento às datas para não perder as provas. Uma vez que as inscrições estavam previstas para os dias 8 a 19 de maio.

Mas, após as alterações as inscrições foram prorrogadas, o que gerou um alívio para os candidatos que podem utilizar esse tempo para estudar mais. Vale lembrar que o calendário do exame foi definido pela gestão do INEP e as demais datas seguem mantidas, confira logo abaixo:
  • Período para os estudantes se inscreverem – do dia 5 até 16 de junho;
  • Aplicação do exame – entre 5 e 12 de novembro de 2023;
  • Gabarito – 24 de novembro de 2023;
  • Resultados – 16 de janeiro de 2024.
É importante destacar que o ENEM Digital não será aplicado neste ano, segundo afirmou o Ministério da Educação. Isso aconteceu porque a versão digital da prova teve baixa adesão e alto custo de investimento.

Confira agora, as datas do ENEM PPL e da reaplicação que também seguiram inalteradas:
  • Data das inscrições – de 09 a 27 de outubro de 2023;
  • Aplicação do exame – entre o dia 12 e 13 de dezembro de 2023;
  • Gabarito – 27 de dezembro de 2023;
  • Resultados – 16 janeiro de 2024.

Saiba mais sobre o Exame

O ENEM foi instituído em 1998 e tinha como objetivo inicial apenas avaliar o desempenho escolar dos estudantes da educação básica. 

Mas após a sua reformulação, em 2009, ele passou a ter mais importância e ser utilizado como forma de ingresso no ensino superior. Sendo uma forma para que as pessoas de baixa renda que estudam em escolas públicas também possam ter mais oportunidade de entrar na universidade.

Dessa forma, as notas do Enem passaram a ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, o exame também é aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Ou seja, as formas de ingresso no ensino superior através desse exame trazem grandes oportunidades aos estudantes.

Uma vez que qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem e concorrer às vagas. Caso o candidato se saia bem nas provas, as chances de ingressar na universidade e curso de sua escolha são cada vez maiores.

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários