Publicidade

Detran emite ALERTA para milhares de brasileiros que já possuem CNH; confira! | Brazil News Informa

Detran emite ALERTA para milhares de brasileiros que já possuem CNH; confira! | Brazil News Informa

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu um importante alerta para todos os brasileiros que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A verdade é que a emissão do documento não é um processo fácil e barato. Em primeiro lugar, o cidadão precisa procurar por um CFC (Centro de Formação de Condutores), onde irá realizar a aula teórica sobre o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). 

Depois, deverá fazer uma prova e a simulação. Só aí se torna apto para a aula prática. E a última etapa é a prova prática. Ou seja, o processo é demorado e caro. Custa, em média, 3 mil reais. Agora, imagina tirar a CNH e ter o documento suspenso pelo Detran. 

É o que pode ocorrer com alguns brasileiros, que possuem uma série de multas e pendências. Confira o que pode levar ao bloqueio lendo esta matéria. 

Antes de mais nada é importante entender como funcionam as multas no país. Como já dito antes, emitir a CNH não é um processo fácil e barato. Antigamente, os que cometiam infrações, levavam multas, apenas. Na prática, as pessoas com mais dinheiro acabavam sendo privilegiadas, uma vez que bastava, apenas, pagar a multa. Então, os pontos na CNH foram adicionados. 

Quando a pessoa comete uma infração leve, recebe três pontos. Ao cometer uma infração média, pode receber 4 pontos. Em seguida, vem a infração grave, de 5 pontos. E por fim, a infração gravíssima de 7 pontos. Os que possuem mais de uma infração gravíssima perdem a CNH com 20 pontos. Mas, de forma geral, é necessário ter 40 pontos para a CNH ser bloqueada.

Além do sistema de pontos, é possível perder a CNH pela falta de pagamento da multa. Ou seja, se a pessoa não pagar perderá o direito de dirigir pelo Detran. Assim, o condutor pode verificar no site do Detran de seu estado.

Caso existam multas, é possível emitir uma segunda via do boleto. Também é possível pagar as multas em atraso. Ou seja, tem como efetuar o pagamento antes de perder a Carteira de Motorista. 

Outra opção é contestar a multa. Caso a pessoa acredite que foi injustiçada, ou que o agente de trânsito cometeu um equívoco, tem o direito de contestar a multa. O processo também pode ser realizado através do site do Detran. Portanto, recomenda-se que o condutor atualize a página com frequência. 

Confira outros motivos que podem suspender a CNH

Existem algumas infrações de trânsito que fazem com que o Detran suspenda a CNH de forma automática. É o caso de dirigir embriagado, por exemplo. Independentemente da quantidade de pontos, a pessoa já perde o seu direito de dirigir. E, claro, terá que arcar com a multa. 

Por fim, não renovar o documento no prazo certo também faz com que ele seja suspenso. A validade da carteira de motorista varia de acordo com idade de cada cidadão. 

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários