Publicidade

Cuidado com os golpes via WhatsApp: milhares de brasileiros estão CAINDO | Brazil News Informa

Cuidado com os golpes via WhatsApp: milhares de brasileiros estão CAINDO | Brazil News Informa

O golpes na internet estão cada vez mais comuns e, atualmente, poucos brasileiros podem afirmar que não foram vítimas de tentativas. Os mais recorrentes, aliás, acontecem pelo WhatsApp, mensageiro que facilitou muito a relação entre as pessoas, mas que também abriu portas para os criminosos.

Se você tem medo de cair em alguns dos golpes mais comuns da rede, veja qual acontece com mais frequência e aprenda a se proteger para não sofrer com as consequências depois.

Atualmente, com o retorno do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco do Brasil, criminosos começaram a se aproveitar para extorquir usuários através do WhatsApp. O esquema mais famoso utilizado pelos golpistas é o phishing, que consiste na utilização de links e sites falsos para conseguir informações pessoais dos usuários. Com isso, eles prometem acesso simplificado aos valores, mas acabam roubando dados sensíveis.

Dito isso, é importante salientar que o golpe atual funciona de forma bem semelhante ao anterior ou a outros realizados através do mesmo aplicativo. Primeiro, os criminosos entram em contato com as vítimas pelo WhatsApp e enviam um link fraudulento para realizar consultas do suposto SVR.

A página sequer se dá o trabalho de parecer com a oficial do BC, apesar de possuir informações sobre o suposto dinheiro esquecido da mesma forma que o sistema do Banco Central. Dessa forma, os usuários tentam acessar o link e inserir o CPF para realizar a consulta, descobrindo posteriormente que possuem valores para resgate.

Diferente da maioria do dinheiro disponível através do SVR, esse site mostra que o usuário tem cerca de R$ 1,7 mil a receber, o que chama atenção da vítima. Então, o site informa que, ao inserir algumas informações pessoais, o cidadão pode recuperar os valores através do pix.

Como se defender desse problema?

Uma forma de fazer com que o sistema fique mais convincente é justamente o de informar que cerca de 23 milhões de usuário já tiveram acesso ao dinheiro do BC. Depois disso, a vítima convencida coloca seus dados, que são roubados pelos golpistas. Basicamente, eles utilizam as informações para causar diversos prejuízos financeiros, como contratação de empréstimos, por exemplo.

Ademais, para que a vítima consiga evitar esse tipo de golpe é importante que ela se atente a algumas características importantes. Por exemplo, o Banco Central, assim como as demais instituições, não entram em contato com clientes espontaneamente para resolver problemas financeiros, menos ainda por WhatsApp.

Além disso, se você receber links suspeitos, em que as páginas solicitam informações importantes, como CPF, nome completo e dados do seu cartão, evite passar os dados. O melhor é não clicar nos links, pois eles podem levar ao download de aplicativos nocivos. Na dúvida, procure os canais oficiais do seu banco.

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários