Publicidade

Colocar o CPF na nota pode aliviar o Score dos brasileiros com o nome SUJO? | Brazil News Informa

Colocar o CPF na nota pode aliviar o Score dos brasileiros com o nome SUJO? | Brazil News Informa

Colocar o CPF na nota é muito comum no país. A prática é adotada pelos contribuintes. Ao comprarem algo, colocam a numeração do cadastro de pessoa física na nota fiscal. Dessa forma, podem obter algum tipo de vantagem do governo estadual. Há lugares que oferecem descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Há outros, que oferecem parte do valor gasto, como em São Paulo, por exemplo. 

Dessa forma, muitas pessoas são adeptas da prática de colocar CPF na nota. Há até quem diga que a prática pode aumentar o Score de entidades de proteção ao crédito, como o Serasa. Então, as pessoas acabam aderindo ao hábito. Mas, será que o Cadastro na nota fiscal, realmente pode ajudar alguém a aumentar o Score? 

Para saber a resposta sobre o sistema de pontuação, continue lendo esta matéria. 

Colocar o CPF na nota pode fazer com que aumente meu score? 

Antes de falar sobre colocar o CPF na nota, é importante explicar sobre como funciona o Score. Como já dito antes, o sistema de pontuação é usado por diversas entidades como o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), por exemplo. A pessoa possui uma pontuação que varia de zero a mil. Sendo que zero significa que ela é uma má pagadora e mil, uma boa pagadora. 

Ou seja, quanto menor o score, mais os bancos enxergam risco em conceder créditos para o contribuinte. E quanto maior, os bancos enxergam um risco menor. Dessa forma, as pessoas com nome sujo, ou inadimplentes, possuem uma pontuação baixa no Score. Alguns acreditam que o CPF na nota fiscal pode aumentar a pontuação. 

A verdade é que colocar o CPF na nota não possui nenhuma relação com o Score do Serasa e afins. A medida é usada pelos governos dos estados para controlar a sonegação fiscal. Quando o CPF é emitido na nota fiscal, é possível saber que o estabelecimento recebeu dinheiro e logo, deverá pagar a tributação adequada. 

Naturalmente, para incentivar a população a colocar o CPF na nota, os governos oferecem algumas vantagens. Conforme já explicado antes, cada estado possui suas próprias regras e oferece as suas vantagens. A Nota Fiscal Paulista, de São Paulo, permite que o consumidor receba parte do dinheiro gasto em compras uma vez por ano. Mas antes, é necessário fazer um cadastro no site da Secretaria da Fazenda. 

Por fim, existem algumas maneiras de conseguir aumentar o score, que não envolvem o CPF. 

Afinal, como posso aumentar o meu Score?

Embora colocar o CPF na nota ofereça vantagens, aumentar o score não é uma delas. Para ter uma boa pontuação, é necessário pagar suas faturas em dia. Portanto, a pessoa não deve contrair dívidas que não pode arcar. Além do mais, o recomendado é que o brasileiro evite ficar com o nome sujo. Caso seu CPF esteja negativado, deve procurar pelo credor e renegociar dívidas. 

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários