Publicidade

Bateu a câimbra? Calma! Especialista ensina a evitar o problema | Brazil News Informa

Bateu a câimbra? Calma! Especialista ensina a evitar o problema | Brazil News Informa

Não aguenta mais sofrer com câimbras? Seja na hora de levantar da cama ou após atividades físicas intensas esse é um problema que assola milhares de pessoas diariamente. Sendo assim, essa situação é recorrente tanto para atletas amadores quanto aos profissionais. Assim, certos cuidados são necessários para evitar esse revés. Entre eles está dieta e alongamentos.

De acordo com Zair Cândido de Oliveira Netto, professor de Educação Física da Universidade Positivo, a câimbra pode acontecer em qualquer músculo do corpo humano. Contudo, alguns são mais sensitivos a isso. Por exemplo, na perna, parte posterior da coxa, abdome, mãos, entre outros.

“A pessoa sente muita dor quando acontece porque o músculo não relaxa. Vai se contraindo cada vez mais e você precisa fazer alongamentos e movimentos para que esse músculo volte ao normal”

As câimbras acontecem em pessoas treinadas e destreinadas. “Se não tivermos alimentação adequada, alongamento, estamos sujeitos a ter câimbra”. Zair destaca que as câimbras são um desequilíbrio eletrolítico que pode vir à tona por causa de má alimentação. Alimentos que podem ajudar a evitar o problema são bananas, aveia, abacate, amendoim, entre outros.

Como prevenir?

O especialista aconselha que em caso de câimbras é essencial alongar a musculatura. Segundo ele, as dores vão aparecer mas vão diminuir na medida em que a musculatura vai relaxando. Com isso, alongamentos e massagens podem aliviar os desconfortos.

Importante também sempre estar bem hidratado. “Pessoas sedentárias devem se hidratar bem antes de dormir, procurar atividade física, alongamento, isso vai aliviar sintomas que a pessoa tenha”, conclui Zair.

Fonte: BandaB

Postar um comentário

0 Comentários