Publicidade

Aviso IMPORTANTE para todos os brasileiros que utilizam o PIX | Brazil News Informa

Aviso IMPORTANTE para todos os brasileiros que utilizam o PIX | Brazil News Informa

Desde o ano passado, centenas de usuários do pix relataram estar sofrendo golpes através de um novo vírus que prejudica as transações por aplicativos bancários. Para o pesadelo de muitos, o malware evoluiu e agora virou um Sistema Automático de Transferências (ATS) que, além de se infiltrar no celular, pode realizar transferências sem autorização ou conhecimento do usuário.

Se você quer saber mais sobre o vírus, como ele se comporta e de que forma se proteger, continue conosco e confira todas as informações que se tem até agora sobre ele.

O chamado GoatRAT evoluiu rapidamente nos últimos meses e, agora, está ainda mais perigoso. A ATS, basicamente, torna as transferências automatizadas, fazendo com que os golpistas consigam enviar dinheiro da conta das vítimas para si com os valores que quiserem, sempre que tiverem a oportunidade.

Além desse problema, os golpistas ainda têm utilizado injustamente o nome de fintechs nacionais, como o Nubank. O objetivo é utilizar a influência do banco para atrair as vítimas, especialmente de clientes do banco, através de técnicas de phishing.

Basicamente, ela consiste em enviar notificações, e-mails, mensagens ou SMS que parecem ser verdadeiras com links que redirecionam o usuário para páginas falsas. No caso, ao abrir o link, a vítima cai em uma página chamada “Módulo Nubank”, que inicia um download automático de um arquivo nomeado como apk20.apk.

Após a instalação, os bandidos conseguem acessar facilmente os dados do banco, já que o APK funciona como um painel administrativo do GoatRAT. Vale destacar que não é só o Nubank que está sendo alvo dos golpes, pois empresas como o Inter e o PagBank também estão passando pelo mesmo.

Com isso, assim que os criminosos conseguem acesso aos celulares das vítimas, eles conseguem realizar as transferências bancárias sem que elas percebam, causando inúmeros prejuízos financeiros aos desavisados que só percebem depois de analisar o extrato.

Saiba como se proteger

Antes de mais nada, há uma série de cuidados que se pode tomar para não sofrer com os malefícios do app. A primeira delas é prestar atenção em tudo o que você baixa, priorizando os aplicativos de lojas nativas do seu celular, como a Apple Store e o Google Play.

Em seguida, lembre-se de instalar antivírus que podem ajudar a proteger seu dispositivo, impedindo que arquivos sejam baixados sem autorização. Caso tenha a função de biometria no celular, ative-a para substituir as senhas comuns nos aplicativos mais importantes, como os de banco, para bloquear transações financeiras.

Por fim, evite sempre clicar em links dos quais você não sabe a procedência. Caso receba mensagens, e-mails ou SMS suspeitos, apague o conteúdo, bloqueie o número e entre em contato com seu banco para confirmar se está tudo certo. Lembre-se de que todo cuidado é necessário neste momento.

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários