66 MIL benefícios do Bolsa Família devem ser cancelados neste mês: descubra se você será afetado | Brazil News Informa

O principal programa assistencial do Brasil está passando por mudanças em uma verdadeira reformulação, o objetivo é ampliar o acesso ao programa para quem realmente precisa do Bolsa Família. Com isso, o governo vai tornar o processo de revisão e inclusão de beneficiários mais criterioso.
Após serem reconhecidos diversos erros nas inscrições do Cadastro Único, o atual governo realizou um pente-fino para excluir os beneficiários que não se enquadram nos requisitos do programa. Entre as principais irregularidades encontradas estão a renda acima do permitido e o cadastro indevido como unipessoal para receber o benefício duas vezes.
Dessa forma, em março deste ano, cerca de 66 mil beneficiários não receberam o pagamento mensal do Bolsa Família. Veja a seguir quem será afetado.
No estado do Rio Grande do Sul, cerca de 10% das famílias beneficiárias do Bolsa Família poderão perder o direito ao benefício. Isso acontece devido às revisões nos critérios do programa e também por conta das atualizações nos cadastros que acontecem a partir deste mês de março.
De acordo com os dados divulgados pelo governo, cerca de 66.205 beneficiados terão o auxílio cortado por não se enquadrarem nas regras do programa. Por outro lado, cerca de 20.447 famílias gaúchas que estavam na fila de espera passarão a ter direito às parcelas do benefício.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome ainda revelou que os pagamentos a serem feitos no Estado são equivalentes a 10,5% dos 633.043 mil benefícios repassados até o mês passado. Dessa forma, o valor pago em fevereiro foi de R$ 382 milhões.
O Secretário de Assistência Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, acredita que as mudanças sejam positivas e também defende as mudanças promovidas pelo governo federal para o Bolsa Família, como a exigência de frequência escolar de crianças e adolescentes e também o acompanhamento na saúde de crianças e gestantes, além da exigência do cartão de vacinação em dia.
Em todo o país, o pagamento deve ser interrompido para cerca de 1,5 milhão de beneficiários devido ao pente-fino que ocorreu nas inscrições do Cadastro Único para Programas Sociais.
Calendário de março
Para os demais beneficiários do programa, os pagamentos terão início no dia 20 de março, a partir do final do Número de Identificação Social (NIS). Confira a seguir o calendário completo do Bolsa Família de março:
- NIS com final terminado em 1: pagamento no dia 20/03;
- NIS com final terminado em 2: pagamento no dia 21/03;
- NIS com final terminado em 3: pagamento no dia 22/03;
- NIS com final terminado em 4: pagamento no dia 23/03;
- NIS com final terminado em 5: pagamento no dia 24/03;
- NIS com final terminado em 6: pagamento no dia 27/03;
- NIS com final terminado em 7: pagamento no dia 28/03;
- NIS com final terminado em 8: pagamento no dia 29/03;
- NIS com final terminado em 9: pagamento no dia 30/03;
- NIS com final terminado em 0: pagamento no dia 31/03.
Fonte: Pronatec
0 Comentários