URGENTE: Minha Casa Minha Vida vai permitir a compra de imóveis usados, confira | Brazil News Informa

É possível afirmar que quase todo cidadão brasileiro já conheça ou tenha ouvido falar do Programa Minha Casa Minha Vida, o programa habitacional do governo federal do Brasil.
O objetivo principal deste programa social é possibilitar que famílias brasileiras de baixa renda possam ter o processo de aquisição de um imóvel próprio facilitado. Afinal, quem não conhece o famoso termo “sonho da casa própria”, não é mesmo?
O programa habitacional teve início no ano de 2009 e por meio da Caixa Econômica Federal subsidiou mais de 4 milhões de imóveis, atendendo assim a mais de 14 milhões de famílias brasileiras. Com o retorno do programa agora em 2023, entenda como funcionará o Minha Casa Minha Vida!
O programa habitacional começou em 2009, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda prevalece hoje no nosso país um programa habitacional proveniente do governo federal. Mas, este programa passou por alterações significativas ao longo dos anos e com trocas na presidência do Brasil.
Oficialmente falando, o Programa Minha Casa Minha Vida teve tempo de duração de apenas 11 anos. Isso porque, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa passou a se chamar Programa Casa Verde e Amarela. A extinção do programa como o povo brasileiro conhecia aconteceu no ano de 2020, quando foi oficialmente substituído pelo programa do Governo Bolsonaro.
O Programa Casa Verde e Amarela, chegou a alterar algumas das condições que seu antecessor havia estabelecido, e sofreu inúmeras críticas a seu respeito. Desde os tipos de famílias priorizadas, à extinção da necessidade de consultar o Conselho Nacional das Cidades, muitas características do programa sofreram com considerações altamente negativas por parte da população.
Entretanto, após a eleição de Lula para a presidência, a proposta é que o programa de Bolsonaro seja substituído. O Novo Minha Casa Minha Vida foi anunciado por Lula nessa última semana, e promete facilitar ainda mais a aquisição de um imóvel através do programa.
Aquisição de imóveis usados?
Com o anúncio do Novo Minha Casa Minha Vida, novas condições e modalidades do programa habitacional do governo federal também foram apresentadas. Sendo assim, na declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 14, divulgou-se que a partir de agora, imóveis que já foram usados podem ser financiados e adquiridos através do Minha Casa Minha Vida.
Anteriormente, o programa permitia exclusivamente o financiamento de unidades de moradia novas. Porém, na nova versão será possível a compra de imóveis usados. Entretanto, é importante frisar que o financiamento destes imóveis, em específico, atenderão a um grupo particular de candidatos.
As famílias brasileiras que possuírem renda mensal bruta entre R$2.640,00 e R$8.000,00 podem financiar os imóveis pelo Novo Minha Casa Minha Vida. O financiamento para este grupo de pessoas pode acontecer através do subsídio com valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Então, caso a sua família se encaixe nessas características, financiar a casa própria ficou ainda mais fácil!
Fonte: Pronatec
0 Comentários