Publicidade

Confira quanto tempo de trabalho tem direito a receber o FGTS | Brazil News Informa

Confira quanto tempo de trabalho tem direito a receber o FGTS | Brazil News Informa

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito garantido pela Constituição Federal de todos os trabalhadores brasileiros. Criado em 1966, mais especificamente em 13 de setembro, o benefício é administrado pela Caixa Econômica Federal e serve para garantir ao trabalhador uma indenização em caso de dispensa sem justa causa. Mas, quanto tempo de carteira assinada tem direito ao FGTS?

Além disso, usa-se o FGTS para financiar programas de habitação popular, infraestrutura e saneamento básico. Assim, ainda com dúvidas, diversos cidadãos se perguntam quanto tempo de carteira assinada tem direito ao FGTS? Quais são os requisitos para o recebimento do fundo? 

Quanto tempo de carteira assinada tem direito ao FGTS?

De acordo com a lei 8.036/o trabalhador tem direito ao FGTS durante todo o período em que estiver contratado. Além disso, o trabalhador tem direito ao benefício mesmo após a rescisão do contrato de trabalho, desde que tenha trabalhado por pelo menos um mês. Por isso, é importante consultar a Caixa Econômica Federal para saber se você tem direito ao Fundo de Garantia.

Requisitos para receber o FGTS


Para receber o FGTS, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:
  • Ter o contrato de trabalho rescindido sem justa causa;
  • Ter trabalhado por pelo menos um mês;
  • Manter os dados cadastrais atualizados na Caixa Econômica Federal.
Para receber o Fundo de Garantia, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • Extrato do FGTS.
Após apresentar os documentos, o trabalhador deve informar o número do PIS/PASEP para receber o Fundo de Garantia.

Quais são os benefícios do FGTS

Além de garantir uma indenização em caso de dispensa sem justa causa, o Fundo pode ser utilizado para financiar programas de habitação popular, infraestrutura e saneamento básico. Sem contar que também tem condições de uso na compra de um imóvel, financiar a construção de um imóvel, comprar um carro e financiar a educação.

Em conclusão

O FGTS é um direito garantido pela Constituição Federal a todos os trabalhadores brasileiros. De acordo com a lei 8.036/o trabalhador tem direito ao FGTS durante todo o período em que estiver contratado.

Para receber o FGTS, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido dos documentos pessoais e da rescisão contratual. Após apresentar os documentos, o trabalhador deve informar o número do PIS/PASEP para receber o Fundo.

O uso do benefício é financiar programas de habitação popular, infraestrutura e saneamento básico. Além disso, também há a possibilidade de se comprar um imóvel, financiar a construção de um imóvel, comprar um carro e financiar a educação. Portanto, sabendo quanto tempo de carteira assinada tem direito ao FGTS basta seguir as instruções da Caixa Econômica Federal para usar o valor com sabedoria.

Fonte: IstoÉ

Postar um comentário

0 Comentários