Carteira de motorista GRATUITA: 5 mil vagas disponíveis, veja como se candidatar | Brazil News Informa

Como a maioria dos brasileiros já deve saber, para que um cidadão possa dirigir no país é necessário que ele possua uma carteira de motorista. A Carteira de Habilitação Nacional (CNH) é o documento oficial que atesta a capacidade e competência que uma pessoa possui para conduzir um veículo.
A CNH ainda pode existir em modalidades distintas para veículos diferentes. Ou seja, a mesma carteira necessária para pilotar um caminhão não será a mesma exigida para dirigir um carro.
Por toda a extensão do território nacional, a carteira de habilitação ainda pode ser usada oficialmente como um documento de identificação. Isso porque, a CNH é um documento com foto que possui as informações necessárias para identificar um indivíduo. Com tantos benefícios, não é errado dizermos que ter uma carteira de habilitação é uma baita vantagem!
É realmente muito caro conseguir a Carteira de motorista?
Como já mencionamos anteriormente, possuir a Carteira de Habilitação Nacional é com certeza um diferencial para todo brasileiro. Além de permitir que o cidadão consiga ter mais autonomia na hora de se locomover, a CNH ainda é exigência para poder concorrer à inúmeras vagas de emprego. Sendo assim, a posse deste documento pode representar uma excelente oportunidade para muitos brasileiros.
Entretanto, embora possa oferecer diversas vantagens, obter a CNH pode ser um processo bem custoso e complicado. Como muitos já devem saber, a precificação para tirar a carteira de habilitação costuma ser bastante alta.
E, obviamente, não é toda pessoa que precisa de uma carteira de motorista que vai conseguir desembolsar o valor necessário. Mas, algumas medidas para maior democratização do acesso à essa documentação já começam a surgir.
Conheça o programa CNH Social
Como entendemos, o processo para se obter a Carteira de Habilitação Nacional não é nada fácil. Para conseguir a carteira de motorista, é necessário receber aprovação em testes médicos e psicotécnicos, que possam atestar pela integridade física e psicológica do condutor. Além disso, é preciso frequentar regularmente as aulas e passar nos exames práticos e teóricos que a autoescola aplica.
Mas não bastasse ser complexo e intenso, o caminho para obter a CNH também é custoso. Para cada uma dessas aulas, testes e exames é necessário desembolsar o valor que a instituição exige. E em casos de reprovação em qualquer um deles, obviamente, a pessoa terá que pagar novamente pelos serviços. Foi com isso em mente, que criou-se a CNH Social.
Estre programa o Detran é uma iniciativa presente no estado do Amazonas, mas já se faz presente em 14 outros estados Brasileiros. Como o Detran é um órgão de caráter estadual, é necessário conferir a disponibilidade do programa em seu estado.
O Acre é um estado exemplo quando se trata da CNH Social. Este ano, por exemplo, será ofertadas no estado nortista mais de 5.000 vagas para conseguir a CNH de forma completamente gratuita. Desse total, 5% das oportunidades serão para mulheres vítimas de violência doméstica.
Para se candidatar, é necessário ser beneficiário do Bolsa Família ou estudar em rede pública. Também podem se beneficiar, ex-presidiários e pessoas com deficiência (PCD).
Fonte: Pronatec
0 Comentários