Publicidade

4 dicas para mulheres usarem o banheiro público sem riscos à saúde | Brazil News Informa

4 dicas para mulheres usarem o banheiro público sem riscos à saúde | Brazil News Informa

Um dos grandes dilemas para as mulheres fora de casa é o uso de banheiros públicos. Afinal, especialistas garantem que o ambiente, mesmo quando aparentemente limpo, é propício a infecções virais e bacterianas — e o vaso sanitário não é o único problema.

Segurar a urina por muito tempo também não é uma boa opção, pois pode resultar em uma infecção do trato urinário (ITU). Por isso, é importante saber como usar os banheiros públicos sem se expor a outras consequências adversas de saúde; confira quatro dicas a seguir.

1 – Cuide das suas mãos

O ambiente, assim como qualquer outro local público, está exposto a inúmeros germes. Conforme um estudo de 2011, bactérias podem se espalhar pela tampa do vaso sanitário, descarga, porta, suporte de papel higiênico e todo o ambiente.

Portanto, não se deve descuidar da higienização das mãos. A melhor opção é sempre lavar com água e sabão antes e após o uso do sanitário. Quando isso não for possível ou se desejar intensificar a proteção, use álcool em gel.

2 – Se atente com a descarga e o papel higiênico

Antes de usar o vaso sanitário, especialistas orientam a abaixar a tampa, para evitar a proliferação das bactérias, e dar descarga — mesmo se estiver aparentemente limpo.

Não use papel higiênico que esteja fora do suporte e apresente sujeiras, mofo ou esteja molhado. Para não ser pega desprevenida, tenha sempre em sua bolsa lenços umedecidos ou de papel.

3 – Cuidado com o ‘malabarismo’

Embora todo o ambiente esteja sujeito a germes, é comum que a maior preocupação seja com o vaso sanitário. Por isso, mulheres tendem a fazer alguns “malabarismos” para evitar contato com o vaso sanitário. No entanto, até isso requer atenção.

Ao Science Alert, a fisioterapeuta especialista em saúde feminina Brianne Grogan explicou que o agachamento, técnica comumente usada por mulheres, pode resultar em ferimentos ou infecção urinária.

4 – Leve na bolsa itens que podem te salvar

Nunca saia desprevenida. Priorize em sua bolsa ou bolso alguns itens essenciais para manter a higiene fora de casa, especialmente quando desejar usar um banheiro público.

Invista em condutor urinário descartável, que possibilita que mulheres urinem em pé sem sujeira e outras preocupações. No Brasil, esse tipo de produto tende a ser encontrado em sites e farmácias. Em grandes eventos, a pioneira marca e.pipi costuma fazer ações de venda do “dispositivo”, com pacotes que sem por até R$ 2,90 a unidade.

Além desse item, tenha sempre por perto: álcool em gel e/ou lenços higienizadores com álcool (para as mãos ou até mesmo para limpar o assento e o botão de descarga), lenço de papel ou umedecido e — se tiver espaço — protetor de assento sanitário descartável.

Fonte: istoÉ

Postar um comentário

0 Comentários