Publicidade

Para que serve o adesivo que é colocado em algumas frutas do mercado? | Brazil News Informa

Para que serve o adesivo que é colocado em algumas frutas do mercado? | Brazil News Informa

Muitas vezes optamos por comprar frutas e verduras nos supermercados porque eles nos oferecem uma grande variedade de produtos, aliada às facilidades que esse tipo de comércio possui. Desse modo, com certeza você já percebeu que as frutas possuem um adesivo colado na casca, mas você sabe o que isso significa?

Os adesivos na fruta podem ter a marca do agricultor ou informações úteis para verificar o preço em relação ao peso de um item; essas etiquetas são chamadas de adesivos PLU, que significa “Pesquisa de preços” (do inglês Price Look-Up).

Se você comeu adesivos de frutas, não precisa se preocupar, eles são feitos com papel comestível e a cola com a qual são fixados também é comestível. Seu uso é regido pelas diretrizes da Food and Drug Administration (FDA), a agência de saúde dos Estados Unidos.

Para que servem esses rótulos?
O objetivo desses rótulos é fornecer informações sobre a fruta ou legume, por exemplo, se foi cultivado de forma tradicional ou orgânica.

Esses códigos PLU são utilizados desde a década de 1990 com a ideia de facilitar o controle de produtos frescos, e foram criados pela Federação Internacional de Padrões de Produtos (IFPS).

Esta organização é constituída por grupos e associações de produtores nacionais de todo o mundo. Juntos, eles criaram os padrões do sistema PLU para ajudar os supermercados a ter um melhor controle sobre seus estoques de frutas e vegetais.

Os rótulos têm entre 4 e 5 algarismos de identificação e baseiam-se nos atributos do fruto, como por exemplo a variedade, o tamanho e o método de cultivo.

Tipos de códigos PLU

Existem 3 tipos de rótulos para frutas e legumes de acordo com o código:

1. Códigos PLU de cinco dígitos com 9 à esquerda

Cultivado sem pesticidas ou fertilizantes;
Não foi geneticamente modificado;
Pode ser considerado orgânico.

2. Códigos PLU de cinco dígitos com 8 à esquerda

Produto geneticamente modificado.

3. Códigos PLU com um zero à esquerda

O “0” poderia ser omitido, então seria o mesmo caso se fosse uma etiqueta de apenas 4 dígitos.

  • Cultivado convencionalmente;
  • Pesticidas foram usados.
O número PLU geralmente é acompanhado por um código de barras DataBar ou um código QR. Estes auxiliam na identificação eletrônica de produtos.

Caso o espaço no rótulo seja suficiente, também podem ser colocadas as informações que o produtor desejar: marca ou nome da empresa, região ou país de origem, site do produtor, etc.

O que acontece se você engolir esse adesivo?

De qualquer forma, e embora esses adesivos sejam totalmente comestíveis, isso não significa que devam ser consumidos deliberadamente. Se você tentar mastigá-los, de fato, encontrará na boca um material muito parecido com goma, mas é melhor não engolir.

Na verdade, eles são projetados para serem eliminados antes do consumo da fruta e consumi-los regularmente ainda implicaria uma ingestão massiva de microplásticos e papel, mesmo que seja comestível. Certamente isso não contribui para uma dieta saudável e equilibrada.

A melhor solução, portanto, é a mais óbvia: antes de comer a fruta, olhe bem, retire a etiqueta adesiva e jogue fora, se possível, na coleta seletiva para garantir seu descarte correto.

Fonte: BahiaInforma

Postar um comentário

0 Comentários