Publicidade

Inscritos no CadÚnico ainda podem andar de graça em ônibus? | Brazil News Informa

Inscritos no CadÚnico ainda podem andar de graça em ônibus? | Brazil News Informa

A plataforma do governo CadÚnico direciona milhões de brasileiros de baixa renda para o recebimento de benefícios e programas sociais. Além de Bolsa Família, Vale-Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica e tantos outros, ainda é possível ter acesso gratuito a passagens de ônibus.

Por meio do ID Jovem, os inscritos no CadÚnico que cumpram com os requisitos necessários podem andar de ônibus de graça. Siga na leitura para saber mais.

CadÚnico dá acesso ao programa ID Jovem

Cidadãos inscritos no Cadastro Único com idade entre 15 e 29 anos possuem uma série de benefícios por meio do ID Jovem. Um deles é o acesso gratuito a viagens em ônibus interestaduais.

O ID Jovem é um documento de identificação do jovem baixa renda que garante ao beneficiário, além da gratuidade nas passagens de ônibus que viajam entre os estados brasileiros, 50% de desconto em ingressos para teatros, shows, cinemas e eventos esportivos.

O intuito do programa, criado em 2015, é oferecer o acesso à arte e ao esporte para jovens em situação de vulnerabilidade de todo o país.

Viagem gratuita de ônibus com o ID Jovem

Antes de tudo, é importante ressaltar que o acesso gratuito aos ônibus não funciona para linhas locais. Os inscritos no CadÚnico com ID Jovem podem fazer uso do documento apenas em ônibus interestaduais. 

As empresas destinam quatro vagas nos ônibus para passageiros com ID Jovem. No entanto, somente duas delas são gratuitas — as outras duas custam a metade do preço. Para ter acesso à passagem, é preciso ir aos terminais e solicitar o bilhete gratuito, a depender da disponibilidade.

Cabe destacar que o desconto ou gratuidade vale apenas para a passagem. Sendo assim, é preciso arcar com os custos referentes à taxa de embarque e outras possíveis cobranças.

Interessados que cumprem com os requisitos básicos, mas não estão no CadÚnico, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo a sua residência para se cadastrar.


Postar um comentário

0 Comentários