Publicidade

Salário do BPC muda a partir do próximo mês. Veja quanto poderá receber do INSS | Brazil News Informa

Salário do BPC muda a partir do próximo mês. Veja quanto poderá receber do INSS | Brazil News Informa

Falta pouco para que todos os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sejam reajustados. Isso porque, nenhum pagamento previdenciário pode ser inferior ao salário mínimo do país, e também não pode ultrapassar o teto estabelecido pelo INSS. Para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), no entanto, o salário é exatamente igual ao piso do país.


Salário do BPC muda a partir do próximo mês; veja quanto poderá receber do INSS (Imagem: FDR)
O BPC é responsável por liberar um salário assistencial para idosos com mais de 65 anos, bem como pessoas com deficiência de qualquer idade. Para tanto, precisam comprovar que a renda não ultrapassa 1/4 do salário mínimo por mês, e toda a família precisa estar inscrita no Cadastro Único. Não é necessário contabilizar contribuições ao INSS.

O pagamento é garantido todos os meses, com quantia igual ao salário mínimo do Brasil, mas por se tratar de um benefício assistencial não garante a liberação de 13° salário e não deixa pensão por morte. Além disso, quando o pedido é feito para pessoas com deficiência há necessidade de passar por uma perícia médica a fim de comprovar a condição.

Em 2023, o salário do BPC será alterado com base na mudança do piso federal. O calendário de pagamentos desse benefício, assim como dos demais distribuídos pelo INSS, já foram compartilhados. O cronograma também pode ser consultado no aplicativo Meu INSS.

Valor liberado no BPC em 2023

Foi incluso no plano do orçamento do próximo ano, e já aprovado no Congresso Nacional, um novo valor para o BPC em 2023. A quantia ficará acima da inflação e será R$ 108 maior que o pagamento atual.

Valor do BPC: R$ 1.320,00.

Essa quantia passa a valer em janeiro, com depósito marcado para acontecer a partir do dia 25, conforme o número final do benefício.

O calendário de pagamentos do BPC para todo anos de 2023 pode ser consultado no Meu INSS, na opção “Calendário”. Confira a programação de depósitos do benefício de janeiro a março:


 Fonte: Fdr

Postar um comentário

0 Comentários