Publicidade

Novos sintomas da Covid-19 incluem Língua peluda e perda de cabelos; Veja | Brazil News Informa

Novos sintomas da Covid-19 incluem Língua peluda e perda de cabelos; Veja | Brazil News Informa

Desde o início da pandemia, vários sintomas têm sido atribuídos à Covid-19. Recentemente, alguns sinais de alerta incomuns entraram na lista de possíveis indicadores da doença. Um pequeno grupo de pessoas apresentou problemas como língua pilosa, dedos roxos e erupções cutâneas.
 
Um estudo com mais de 60.000 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e relataram sintomas descobriu que uma pequena porcentagem sofria de zumbido, olhos doloridos, irritação da pele, erupções vermelhas no rosto ou nos lábios, perda de cabelo e dor articular incomum. 

Uma análise maior de mais de 600.000 pessoas no Reino Unido também mostrou que uma pequena fração de pessoas com Covid-19 também desenvolveu feridas roxas e bolhas nos pés, bem como dormência em todo o corpo, entre outros problemas.

"Embora os sintomas relacionados à Covid ocorram pela ação direta do vírus ou, também, pela ação das defesas do organismo na tentativa de combater o vírus, alguns sintomas ocorrem por meio de mecanismos ainda não compreendidos", diz Dr. Bernardo Almeida, Mestre em Doenças Infecciosas da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Diretor Médico do Hilab.

Sintomas estranhos, mas frequentes

O especialista ressalta que, embora os sintomas sejam raros, sua incidência pode aumentar à medida que o número de casos da doença também aumenta. "Por exemplo, os sintomas que ocorrem em 0,1% dos casos ocorrerão apenas 10 vezes se o número de casos for de 10 mil. Por outro lado, se houvesse 10 milhões de casos no mundo, esse sintoma apareceria em 10 mil casos, e poderia se tornar um problema com maior impacto, apesar da relativa raridade de sua ocorrência", explica.

Além disso, muitos desses sintomas podem surgir como resultado de outras doenças. Portanto, é importante considerar o diagnóstico diferencial. "A queda de cabelo pode ocorrer, por exemplo, por meio de anemia, hipotireoidismo ou até mesmo fatores mentais relacionados ao estresse. Portanto, quem já tem uma dessas condições pode estar mais predisposto a sintomas em caso de infecção pela Covid-19", informa o médico.

Cinco sintomas incomuns da Covid-19

O especialista em infeções explicou o que se sabe sobre os cinco sintomas invulgares associados à Covid-19. Verificar:

Linguagem peluda

"Também chamada de língua pilosa, é uma condição associada a uma mudança no padrão normal de troca das células da mucosa oral, que se acumulam deixando a língua parecer diferente do normal. A boa notícia é que essa condição dura apenas algumas semanas, normalizando-se na grande maioria dos casos", tranquiliza o médico.

Formigamento nos nervos

Este sintoma refere-se à ação do sistema viral ou imunológico sobre o sistema nervoso periférico, como explica o médico. "Ela pode até ter dor nos nervos, semelhante ao herpes zoster. A precisão do quadro é a norma depois de algumas semanas. Em caso de perseverança, a avaliação do neurologista é direcionada", diz.

Irritação da pele

A chamada erupção cutânea ocorre em muitas doenças virais, muitas das quais são muito comuns na infância, e também podem afetar adultos.

"Os principais mecanismos são a ação viral e/ou reação imunológica. Normalmente, é um sintoma leve que melhora espontaneamente, mas em casos mais intensos ou de longo prazo, a avaliação do dermatologista é direcionada", ressalta.

Perda de cabelo

Os fios de cabelo têm uma vida útil e caem naturalmente após o final do seu ciclo. Em casos típicos, novos fios surgem a uma taxa que mantém a quantidade total de fios de cabelo. 

"No entanto, vários fatores podem afetar esse ciclo de vida, como patologia ou fator de estresse, acabando com vários fios de cabelo de seu ciclo de vida ao mesmo tempo, aumentando temporariamente a taxa de perda de cabelo. Na Covid-19, esses dois fatores (doença e estresse) provavelmente contribuem para esses sintomas, que tendem a se normalizar à medida que novos fios de cabelo crescem", explica o Dr. Bernardo.

Dedos roxos com bolhas ou feridas

Não há consenso sobre essa oferta, também chamada de "dedos Covid". "Pode ocorrer por microtrombos nos pequenos vasos dos dedos, mas isso é apenas uma teoria, que ainda não foi comprovada. Felizmente, eles melhoram com o tempo e, em casos mais graves, alguns medicamentos tópicos podem ser usados para aliviar os sintomas."

Fonte: RedeBrasilNews



Postar um comentário

0 Comentários