Publicidade

Jovens de até 17 anos AINDA tem direito a benefício específico através do Auxílio Brasil; saiba mais | Brazil News Informa

Jovens de até 17 anos AINDA tem direito a benefício específico através do Auxílio Brasil; saiba mais | Brazil News Informa

O Auxílio Brasil consiste em um programa de transferência de renda do governo federal instituído em outubro de 2021, de forma a substituir o até então Bolsa Família e outros programas de assistência social. Além disso, os estudantes que se destacam em competições esportivas e fazem parte de famílias que recebem o Auxílio Brasil podem receber um benefício extra.

Os jovens com idade entre 12 e 17 anos que se destacam em competições esportivas e integram famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil podem receber também o Auxílio Esporte Escolar, que consiste em um valor extra concedido também pelo programa de transferência de renda do governo federal.

Para participar do programa, é preciso cumprir alguns requisitos, que foram alterados recentemente. De acordo com a Portaria nº 808, publicada pelo Ministério da Cidadania, o benefício é pago para os estudantes que tenham se destacado em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros.

Ainda segundo as informações do Ministério, a entrada de novas famílias no programa se dará mediante a disponibilidade orçamentária do governo federal e também seguirá uma ordem de prioridade. Na prática, a mudança diz respeito à organização de pagamentos. A regra será priorizada aos que conquistarem o direito de disputar competições nacionais e também para os primeiros colocados em fases regionais, estaduais e também distritais.

As prioridades de pagamento, a partir disso, serão conduzidas da seguinte forma:
  • Inscritos e participantes, fase nacional de competições Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
  • Primeiros colocados na fase regional, estadual e distrital;
  • Segundos colocados na fase regional, estadual e distrital;
  • Terceiros colocados na fase regional, estadual e distrital.
Neste ano, os atletas elegíveis são os nascidos entre os anos de 2005 e 2010, enquanto em 2023 as vagas serão voltadas para aqueles que nasceram entre os anos de 2006 e 2011, e assim sucessivamente para os alunos subsequentes.

Quem pode participar do programa?

O Auxílio Esporte Escolar é voltado para aqueles que são membros de famílias de baixa renda que recebem o Auxílio Brasil. Dessa forma, para fazer parte do programa é preciso que o estudante se destaque em competições oficiais do sistema de jogos escolares brasileiros.

Para se destacar, é pŕeciso vencer as competições e conseguir a colocação de primeiro, segundo ou terceiro lugar nas modalidades individuais e coletivas. Além disso, o pagamento é realizado em 12 parcelas mensais de R$ 100 para os alunos e a família e ainda um montante de R$ 2.200 para os beneficiários.

O pagamento é feito de forma automática, uma vez que as informações são encontradas de acordo com as atualizações do Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal. O calendário segue o pagamento do Auxílio Brasil, que leva em consideração o final do Número de Identificação Social (NIS).

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários