Aposentadorias TAMBÉM serão afetadas a partir de janeiro: saiba tudo sobre o REAJUSTE! | Brazil News Informa

O assunto mais falado neste país hoje com toda a certeza é o aumento do salário mínimo no próximo ano. Muitas promessas foram feitas durante a campanha eleitoral. O presidente eleito disse que no próximo ano os assalariados terão um aumento real de salário.
Segundo a equipe de transição do novo governo, o valor seria calculado acima da inflação. Além disso, o cálculo leva em consideração o produto interno bruto (PIB) dos últimos cinco anos. E as aposentadorias? Como ficam a partir de 2023? Leia detalhes na matéria.
Já há valor para o novo salário mínimo?
Por enquanto, não existe valor oficial confirmado de salário mínimo para 2023. Outrossim, até o presente, o atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, deu um índice acima do que será o salário mínimo nacional para o próximo ano. O ministro disse que sim, haverá um acordo. O aumento pelo menos coincide com a variação da inflação.
“Agora não há nenhuma mudança prevista nas regras. É isso que está valendo”, disse o ministro em entrevista coletiva após participar de evento na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, segundo o site do Ministério da Economia.
Guedes insistiu que ninguém vai brincar com salário mínimo e pensionista. Não existe isso de mudar as regras para prejudicar os funcionários. O salário mínimo é a base de reajuste dos benefícios do INSS. O Ministro da Economia disse ainda que o governo do presidente atual estuda a possibilidade de promover reajustes salariais com rendimentos reais, ou seja, superiores à inflação acumulada.
Atualmente, o reequilíbrio do salário mínimo e da previdência acompanha as flutuações do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse ponto também foi discutido na PEC transitória. que todavia foi discutido na Assembleia Nacional. O ministro Paulo Guedes disse que também haverá reajuste nos salários dos servidores envolvidos. Porque o servidor demora com salários em atraso devido ao COVID-19.
Previsão para o próximo ano
Há projeções crescentes de que o governo federal precisará reajustar o salário mínimo em 6 %. Consequentemente, o valor muda de R$ 1.212 para R$ 1.284. A previsão foi divulgada nesta quinta-feira (17), segundo o Boletim Macrofiscal divulgado pelo Spe (Secretaria de Políticas Econômicas) do Ministério da Economia.
Sobe o salário mas também sobem os preços. Segundo cálculos de consultores especializados no setor, os preços da eletricidade devem subir em média 5 % em 2023. Enquanto o aumento da tarifa ocorrerá no próximo ano. A tendência é positiva para os consumidores.
Já as medidas tomadas este ano para mitigar o impacto do aumento dos preços da eletricidade todavia devem continuar em 2023, como novos créditos fiscais e depósitos da Eletrobras. A saber: mas isso não significa que você pode esquecer as luzes acesas em ambientes onde não há ninguém por perto. Antes de mais nada, lembre-se da recomendação de sua mãe. Economizar é o melhor remédio para evitar altas contas de energia.
Como aumentar o valor da aposentadoria?
Há algumas formas de fazer com que o valor da aposentadoria aumente, mas poucas pessoas conhecem. Confira abaixo 15 formas diferentes de ganhar mais:
- Solicitando revisão do tempo de contribuição, caso tenha atuado como servidor público;
- Ganhando uma ação trabalhista contra o INSS;
- Solicitando revisão dos benefícios previdenciários concedidos entre 1988 e 1991;
- Solicitando revisão do reajuste do piso salarial, no caso de benefícios concedidos a partir de 1994;
- Através da Revisão da Vida Toda;
- Solicitando revisão do teto, no caso de benefícios concedidos entre 1991 e 2003;
- Incluindo tempo de contribuição em atividade rural;
- Revisão da regra favorável;
- Pagando recolhimento em atraso;
- Incluindo tempo de atuação como aluno aprendiz ou militar;
- Incluindo tempo de atuação em atividade insalubre ou perigosa;
- Revisão de pensão concedida entre 1995 e 1997;
- Incluindo auxílio-acidente ao cálculo;
- Revisão do artigo 29;
- Solicitando a diferença entre o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez de 9%.
Adicional de 25%
Ainda que não seja de conhecimento geral, boa parte dos beneficiários do INSS podem contar com adicional de 25% no valor geral do benefício. Melhor dizendo, o adicional está direcionado para os beneficiários do benefício por incapacidade permanente, conhecido também por aposentadoria por invalidez.
Esse benefício é destinado para cidadãos que consigam comprar a incapacidade de realização das tarefas básicas do dia a dia, como por exemplo, exercer as atividades laborais.
Neste sentido, os beneficiários que necessitam de ajuda de terceiros para realização de qualquer tipo de tarefa, como por exemplo, a necessidade de um enfermeiro, podem solicitar esse adicional.
Isso porque, o adicional tende a custear o pagamento de um auxiliar para os beneficiários. Logo, para solicitar, basta comprovar a situação do beneficiário em questão através do site oficial do INSS (meu.inss.gov.br), na aba de benefícios.
0 Comentários