Veja o porquê você deve abastecer com GASOLINA ao invés de ÁLCOOL | Brazil News Informa
Quem tem um carro flexível, ou seja, pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol, deve sempre comparar o melhor combustível para o seu carro. Como o valor da gasolina caiu e já pode ser encontrado abaixo de US$ 5 nos postos de gasolina do país, o consumidor estava em dúvida se continuar fornecendo álcool era mais econômico.
Declaração
Ao comparar a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que analisou o preço da gasolina na última semana de junho, com preço médio de 7,39 reais, é possível notar uma queda de 27% quando se considera o último valor. No dia 19 de agosto, a ANP mostrou que o preço do litro desse combustível por 5,40 reais, em média, foi encontrado nos terminais.
Diante desses mesmos períodos, de junho a agosto, o etanol também foi mais barato, e a queda foi de 18,3%. Algumas explicações para esses resultados estão relacionadas à redução do custo do grupo DE ICMS, que teve que ser determinado por ordem do governo federal em 17% para 18%.
Embora seja um imposto do governo, os governos locais aceitaram o pedido e reduziram as taxas. Além disso, a Petrobras também anunciou uma redução nos valores tanto no preço da gasolina quanto do etanol, levando em conta o mercado internacional e o preço do dólar.
Um cálculo básico que os consumidores usam para descobrir qual combustível é mais útil pode ser usado antes de reabastecer seu carro. Isso porque o etanol é considerado com 70% do valor calórico da gasolina. Portanto, o álcool só vale a pena quando custa 70% menos que o valor da gasolina.
Ao chegar ao posto de gasolina, o motorista deve analisar os preços cobrados nas bombas e solicitar o seguinte cálculo:
- Multiplique o valor de um litro de gasolina por 0,7
- Se o resultado for menor que o valor de um litro de etanol: gasolina é a melhor opção
- Se o resultado for maior que o valor de um litro de etanol: o etanol é mais útil
Afinal, vale a pena reabastecer com gasolina ou álcool?
Levantamento do G1 com base no último levantamento da ANP mostrou que das 430 cidades analisadas, em apenas 28 delas, o insumo de álcool é mais benéfico que a gasolina. Todas as cidades onde o etanol é o melhor indicador existem nos estados de Mato Grosso ou São Paulo.
É o caso, por exemplo, do município de José Bonifácio, em São Paulo, onde o etanol vale 3,45 reais, enquanto a gasolina vale 5,39 reais por litro. Ao aplicar esse cálculo, a razão é de 64,01%, e por ser inferior a 70% mostra que o álcool é mais útil.
Clique aqui e clique no botão "Continuar" para ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Declaração
Enquanto isso, em Cuiabá, Mato Grosso, o etanol foi vendido por 3,52 reais, enquanto a gasolina foi encontrada por 5,27 reais, ou seja, 67,05% ao comparar as duas opções de produtos.
0 Comentários