Publicidade

Programa que garante CNH de forma GRATUITA está com inscrições abertas; matricule-se já! | Brazil News Informa

Programa que garante CNH de forma GRATUITA está com inscrições abertas; matricule-se já! | Brazil News Informa

Conseguir a CNH é um processo difícil. Não apenas no que diz respeito aos testes e aulas realizados. Mas principalmente, ao que concerne os valores de pagamento. As taxas podem acabar tornando essa opção bastante cara. 

Por esse motivo, muitas pessoas deixam de tentar retirar o documento. Com isso, acabam perdendo a oportunidade de um possível emprego que necessite da CNH. Pensando nisso, novos programas surgem para tentar auxiliar a população. 

Programa que garante CNH de forma GRATUITA está com inscrições abertas; matricule-se já!
Entenda como está funcionando a novidade – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

CNH de graça

Recentemente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da região disponibilizou a convocação da lista de suplentes para ocupar as mais de 3 mil vagas remanescentes disponíveis do programa CNH Social deste ano. 

Dessa maneira, essas pessoas devem realizar suas matrículas até o dia 2 de novembro através do site do Detran. Para visitá-lo basta seguir o endereço eletrônico https://detran.es.gov.br/cnhsocial

Vale lembrar que durante este ano, o programa ofereceu cerca de 10 mil vagas. Porém, mais de 60 mil pessoas se inscreveram para tentar uma das opções. A primeira habilitação estava disponível para as categorias A e B, sendo respectivamente de moto e carro. 

Há opções também para quem deseja mudar sua categoria para D ou E, sendo a primeira para vans, micro-ônibus e ônibus e a segunda para caminhões e carretas. Aqueles que desejarem podem adicionar a opção A ou B àquela que já possuem. 

É importante destacar que a seleção dos interessados foi realizada através dos critérios do CadÚnico. Dessa maneira, o processo ocorreu de forma automática, considerando os dados declarados. 

Prazos 

As pessoas que integram a lista devem estar atentas aos prazos de cada uma das etapas do processo de inscrição. Assim, é necessário manter os dados pessoais atualizados na plataforma do Detran de Espírito Santo para que não perca a vaga. 

Vale lembrar que essas pessoas terão quinze dias para conseguir efetuar a matrícula online e posteriormente comparecer até o Centro de Formação de Condutores (CFC) de maneira presencial. Este local será informado no momento da realização da matrícula. Assim, nele a pessoa poderá realizar a abertura do processo de habilitação junto ao Sistema RENACH. 

Após esse período, o candidato deverá fazer a coleta da biometria em uma das unidades do Detran da região. Será preciso também passar por exames psicológicos e médicos em alguma das clínicas credenciadas ao Detran. O prazo para esse processo é de 15 dias. 

A pessoa deverá agendar a coleta da biometria através do site do Detran, podendo ser acessado em https://detran.es.gov.br/. Outra opção é realizar esse procedimento na unidade do Faça Fácil, disponível em Cariacica. Para utilizar o serviço nesta região, é necessário fazer o agendamento em https://facafacil.es.gov.br/.

Assim, os candidatos que tiverem interesse em conseguir a Carteira Nacional de Trânsito nas modalidades D e R deverão fazer exame toxicológico em algum dos laboratórios credenciados. Ele será apresentado junto ao dia do exame médico e psicológico. 

Por fim, vale lembrar que este processo terá um período de 12 meses para que seja terminado. Assim, as pessoas que ultrapassarem esse período, terão sua inscrição cancelada e não poderão voltar a participar dos editais seguintes do Programa CNH Social durante três anos. 

CNH sem autoescola?

Antecipadamente, existe um novo Projeto de Lei que visa excluir as autoescolas do processo necessário para obtenção de uma CNH. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 6485/2019. O PL de autoria de Kátia Abreu, menciona que as taxas cobradas nas autoescolas pesam muito para o bolso do brasileiro, e por isso, pode ser mais benéfico eliminar algumas etapas.

Isto é, de acordo com as informações divulgadas, o objetivo é permitir que os possíveis condutores realizem somente a prova prática. Ou seja, se o projeto por aprovado, os alunos não precisarão passar pela autoescola. Assim, será possível contratar instrutores “por fora”, quando necessário. Isso, de fato, poderia diminuir muitos gastos.

Ademais, o PL que estava parado desde 2019, voltou a movimentar-se no Congresso Nacional durante este ano de 2022. Portanto, ainda não existe uma data específica, nem sequer a confirmação de que ele entrará em vigor. Por fim, é necessário aguardar novas atualizações.

Detran atende novos candidatos da CNH popular

O Dentran-CE realizará, a partir deste sábado (22), uma nova etapa de atendimento para os candidatos inscritos no Programa CNH Popular, em Fortaleza, em 2022. Aalém do município de Fortaleza, mais nove cidades contarão com os atendimentos. O foco está em fornecer a possibilidade para cerca de 6 mil indivíduos.

Dentre as cidades que oferecerão a possibilidade, estão os municípios de Tabuleiro do Norte, Cascavel, Quixeré, Beberibe, Icapuí, Nova Olinda, Caririaçu, Farias de Brito e Assaré. Para que seja possível fazer parte da lista de atendimento, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
  • RG (Identidade);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovante de residência;
  • Declaração do CRAS (para aqueles que recebem o Auxílio Brasil);
  • Laudo médico com CID (para deficientes físicos;
  • Declaração da Secretaria de Segurança Pública (considerando o egresso do Sistema Prisional).

Fonte: Pronatec



Postar um comentário

0 Comentários