Publicidade

Gasolina com NOVO preço nas bombas? Estimativas CHOCAM brasileiros | Brazil News Informa

Gasolina com NOVO preço nas bombas? Estimativas CHOCAM brasileiros | Brazil News Informa

O preço da gasolina é um dos assuntos que mais interessa os brasileiros, atualmente. Isso porque, a constante oscilação dos valores afeta diretamente diversas áreas do país, principalmente, os motoristas que dependem do combustível, derivado do petróleo. Aliás, de forma antecipada, vale dizer que uma nova queda na produção de petróleo, é um dos fatores principais que acarretam a oscilação dos preços.

Assim sendo, a gasolina passou por um período consecutivo de queda. Nas últimas 15 semanas, especificamente, os valores estavam mais “aceitáveis”, segundo os cidadãos. Acontece, portanto, que mediante um novo cálculo, o combustível voltou a apresentar uma alta. Desse modo, vale a pena entender o que está acontecendo, e qual o motivo do aumento.

O que causa a oscilação nos preços da gasolina

Antes de mais nada, para que seja possível entender o novo aumento, é extremamente necessário entender quais são os fatores que resultam na alteração de valores. Primeiramente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), é responsável por exportar o petróleo para diferentes países do mundo, através da produção de barris diários.

Acontece, portanto, que a Organização registrou uma queda brusca na produção, que acarreta a diminuição de cerca de um milhão de barris, de forma diária. Assim sendo, fica claro que quanto menor a produção, maior a dificuldade de acesso. Logo, os preços também ficam maiores. Assim sendo, a Petrobras (empresa estatal de economia mista, considerando, principalmente, o petróleo), segue a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que visa vincular ao país, os preços praticados no mercado exterior.

No entanto, a Petrobras não apresenta alteração de valores há mais de um mês, considerando suas refinarias. Em contrapartida, existem algumas refinarias do setor privado, também capazes de influenciar no preço do combustível nacional. É exatamente em virtude de uma dessas refinarias, que a gasolina está apresentando uma nova alta.

Nova alta

Antecipadamente, como mencionado anteriormente, existem algumas refinarias que atuam no setor privado, que também podem influenciar na oscilação dos preços da gasolina, entre outros combustíveis. Assim sendo, a Refinaria de Maritape, a maior do país, considerando o setor privado, apresentou uma nova alta de valores, considerando o preço da gasolina.

De modo geral, a Acelen (empresa responsável pela distribuição de combustíveis), é a responsável pela operação. Portanto, de acordo com o último anúncio da empresa, que aconteceu no último sábado (15), o reajuste apresenta alta de 2%, considerando os antigos preços. Ainda vale ressaltar, que a última correção aconteceu há 7 dias. Logo, a porcentagem apresenta grande oscilação.

Assim sendo, segundo as informações divulgadas, atualmente, o preço da gasolina está defasado em R$ 0,30 por litro, considerando todo o país. Contudo, alguns motoristas estão optando pela troca do combustível para o etanol, considerando os veículos flex. No entanto, vale ressaltar, que a troca só é benéfica, quando o valor do etanol está em 70%, considerando o preço da gasolina. É preciso aguardar as novas informações à cerca dos valores.

Aplicativos para economizar gasolina

Por fim, quem já está esperando novos aumentos nos valores dos combustíveis deve ficar atento.

Ainda existem opções de apps para economizar com gasolina e combustíveis. Ou seja, você pode usar o seu próprio celular para garantir descontos interessantes.

Confira a seguir alguns dos principais aplicativos para economizar gasolina em 2022:

Shell Box: esse é o aplicativo oficial dos postos com a bandeira Shell e oferece um bom sistema de pontos que pode gerar descontos. Para baixar, acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.raizen.acelera&hl=pt_BR&gl=US;
Waze: muitas pessoas não aproveitam um recurso importante desse aplicativo. Pelo mapa, é possível ver qual é o preço em postos mais próximos de você. Baixe no site: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.waze&hl=pt_BR&gl=US;
Abastece aí: esse é o app para as redes de postos Ipiranga. De acordo com usuários, é um dos que mais oferece promoções e descontos em artigos outros além de combustível. Confira: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gigigo.ipirangaconectcar&hl=pt_BR&gl=US

Dicas práticas para economizar gasolina


Considerando a oscilação constante do preço da gasolina, diversos condutores buscam maneiras práticas para economizar. Acontece, portanto, que mediante tantas opções, a grande maioria das alternativas pode ser um tanto quando nociva para o veículo.

Isto é, a grande maioria das coisas que são ditas em relação à economia de gasolina, além de falsas, podem prejudicar o funcionamento do automóvel. Acontece, portanto, que existem algumas práticas que realmente podem influenciar na economia. São elas:
  • Manter os pneus sempre calibrados;
  • Reduzir o peso do veículo;
  • Dirigir com cuidado, sem acelerações e freadas muito bruscas;
  • Dirigir em velocidades mais reduzidas;
  • Sempre desligar o motor quando o carro estiver parado por mais de 30s;
  • Evitar o uso do ar-condicionado;
  • Não dirigir com janelas abertas;
  • Compare os preços dos postos de gasolina;
  • Busque por cupons e promoções de desconto;
  • Mantenha a revisão do carro sempre em dia.

Carros mais econômicos do Brasil

Bem, como citado anteriormente, considerando o alto custo dos combustíveis, o desejo dos condutores é, justamente, encontrar formas de economizar, principalmente a gasolina. Acontece, portanto, que pouca gente leva em consideração o próprio veículo.

Isto é, ter um carro econômico pode acarretar em um grande diferencial para o seu bolso. Assim, um carro econômico é aquele que consegue rodar mais quilômetros por litro de gasolina. Desse modo, os 10 carros mais econômicos existentes no Brasil, são:
  1. Renault Kwid;
  2. Peugeot 208 1.0;
  3. Hyundai HB20S 1.0 Turbo;
  4. Chevrolet Onix Plus 1.0;
  5. Volkswagen Polo 170TSI;
  6. Chevrolet Onix 1.0;
  7. Fiat Argo 1.0;
  8. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo;
  9. Volkswagen Virtus 170TSI;
  10. Hyundai HB20S 1.0.

Fonte: Pronatec



Postar um comentário

0 Comentários