URGENTE: tempestades vão atingir quase 500 cidades HOJE, confira a lista completa dos municípios | Brazil News Informa
Antes de mais nada, o clima tem passado por várias mudanças nos últimos anos. Desse modo, locais em que não fazia tanto Sol e calor passaram a ter períodos com maior incidência solar, bem como épocas do ano em que chovia, não se chove mais com tanta frequência, dentre outras questões que podem ser observadas. Agora, portanto, várias cidades do país poderão sofrer com tempestades fortes e estão sob alerta. Uma tempestade, antes de mais nada, é um fenômeno atmosférico que pode apresentar fortes ventos, chuvas, granizos, trovoadas e relâmpagos, e mais.
Assim sendo, o anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Neste caso, o anúncio indica que pode haver risco de queda da energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações e até mesmo alagamentos em algumas áreas. Ademais, para alguns locais, há risco de chuva de granizo. Dessa forma, o pronunciamento foi feito na última quarta-feira, dia 21 de setembro, mas ele se estende no mínimo até a quinta-feira, dia 22. O anúncio está na categoria de “Chuvas Intensas”. Saiba mais a seguir.
Aviso de chuvas intensas
Antecipadamente, o aviso de chuvas intensas indica que pode ocorrer chuvas de até 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. No entanto, o anúncio de “Tempestades”, que se iniciou a partir da quarta-feira, adiciona um outro fator: a possibilidade de ter chuvas de granizo.
Neste sentido, as cidades que podem ser atingidas são aquelas que fazem parte da região sudeste. Dentre elas estão as cidades de Belo Horizonte e as que fazem parte da região metropolitana da capital. Além disso, a região do Campo das Vertentes e da Zona da Mata Mineira também podem sofrer com as tempestades.
Assim sendo, para se proteger, é ideal não ficar embaixo de árvores, no caso de rajadas de vento. Além disso, é possível obter informações junto à Defesa Civil e também junto ao Corpo de Bombeiros.
Quais cidades podem sofrer com as tempestades?
Abaixo, você confere quais são as cidades que podem sofrer com as tempestades:
- Visconde do Rio Branco
- Juiz de Fora
- Viçosa
- Belo Horizonte
- Uberlândia
- Varginha
- Uberaba
- Ubá
- Tiradentes
- Tabuleiro
- São Thomé das Letras
- São Lourenço
- São João del Rei
- Santa Rita do Sapucaí
- Passa Quatro
- Piranguinho
- Manhuaçu
- Mariana
Além disso, outras cidades são Wenceslau Braz, Volta Grande, Virgínia, Vieiras, Vespasiano, Veríssimo, Vargem Bonita, Urucânia e União de Minas. Ainda, outras cidades são as de Turvolândia, Tupaciguara, Três Pontas, Três Corações, Tombos, Toledo, Tocos do Moji, Tocantins, Teixeiras, Taquaraçu de Minas e Tapiraí.
Ademais, os municípios de Tapira, Soledade de Minas, Simão Pereira, Silvianópolis, Silveirânia, Serranos, Serrania, Seritinga, Sericita, Senhora dos Remédios e Senhora de Oliveira também se incluem na lista.
Além disso, contam com risco também as cidades de Senador José Bento, Senador Firmino, Senador Cortes, Senador Amaral, Sem-Peixe, Sarzedo, Sapucaí-Mirim, São Vicente de Minas, São Tomás de Aquino, São Tiago, São Sebastião do Rio Verde, São Sebastião do Paraíso e São Sebastião do Oeste.
Mais municípios com riscos são os de:
- São Joaquim de Bicas
- São José da Barra
- São José da Lapa
- São José da Varginha
- São José do Alegre
- São José do Goiabal
- São Miguel do Anta
- São Pedro da União
- São Pedro dos Ferros
- São Roque de Minas
- São Sebastião da Bela Vista
- São Sebastião da Vargem Alegre
- Para o restante da lista, acesse: https://bityli.com/UGHAJOfY.
Dicas de segurança para tempstades
Primeiramente, é válido lembrar que em meio a tempestades, o ideal é que os indivíduos se mantenham em locais seguros, sem realizar nenhuma atividade. Dessa forma, nos casos em que os indivíduos estiverem na rua, a orientação é para que fiquem longe de árvores. Isso porque, além do risco de folhas e troncos caírem com a força e impacto da chuva, do mesmo modo, as seivas da árvore apresentam melhores condutores capazes de “atrair” um raio, do que o próprio ar. Outro fato, é de que os raios costumam atingir pontos mais altos, como é o caso das árvores.
Assim sendo, uma outra dica é para que os indivíduos, perante uma tempestade com trovões, jamais tomem banho ou lavem a louça. Na verdade, a orientação é para que ninguém se aproxime da água. Isso porque, o encanamento pode ser um forte condutor, fazendo com que toda a descarga elétrica seja depositada ali, principalmente, em casos de tubulação de metal.
Por fim, uma outra orientação de segurança é para manter distância de aparelhos elétricos e de dispositivos ligados à tomada, isso porque, as tomadas também são condutores de energia, e a descarga elétrica do raio pode atingi-las, sendo diretamente ligadas ao indivíduo que está utilizando-a.
Tempestade no Mato Grosso do Sul
A região Sul do estado do Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, estão em estado de alerta para possíveis tempestades que possam ocorrer. O instituto responsável pela emissão do alerta foi o Inmet, (Instituto Nacional de Meteorologia), e vale tanto para essa região do Mato Grosso do Sul como também para o oeste do estado do Paraná.
De acordo com o alerta do Instituto, podem acontecer chuvas que chegam a até 100 milímetros em somente um dia, além de também correr risco de haver ventos intensos, os quais, conforme o alerta emitido, podem chegar a até mesmo 100 km por hora.
Outros pontos que estão em alerta são a possibilidade de ter chuva de granizo, quedas de energia e de árvores, possíveis danos para a agricultura local e possibilidade de alagamentos. Por fim, o aviso vale até a próxima segunda-feira, dia 26 de setembro.
0 Comentários