Publicidade

Mudanças em locais de votação afetam mais de 500 mil eleitores; saiba como fazer a consulta | Brazil News Informa

Mudanças em locais de votação afetam mais de 500 mil eleitores; saiba como fazer a consulta | Brazil News Informa

O primeiro turno das eleições de 2022 é neste domingo (1º) e os eleitores precisam pesquisar com antecedência o local de votação. Isso porque em todo o país alguns locais de votação mudaram de endereço, por motivos provisórios ou definitivos. Conforme os Tribunais Regionais Eleitorais, os motivos das mudanças são diversos, como reformas ou fechamento de escolas ou até mesmo condições insalubres e roubos de fiação elétrica.

Para pesquisar o local de votação, o eleitor pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou do TRE do seu estado (links abaixo). É possível ainda conferir o local de votação por meio do aplicativo e-Título, que só pode ser baixado até sábado (1º). Alguns TREs também disponibilizaram a consulta por meio do Whatsapp.

Pelo site do TSE, o eleitor deve clicar na aba “Eleitor e eleições” na parte superior direita da tela. Na sequência, deve selecionar a opção “Autoatendimento do eleitor”. Na página seguinte, há a opção “onde votar”.

Para acessar a informação, é preciso preencher o número do CPF ou título de eleitor, nome da mãe e data de nascimento. Depois, é só clicar em “entrar” para ser direcionado para página com o nome e o endereço do local de votação.

Confira o link dos TREs e as mudanças nos locais de votação de cada estado:

Rio Grande do Sul

Conforme o TRE-RS, 682 seções eleitorais sofreram alterações definitivas para as eleições gerais deste ano.

Em outras 188 seções a mudança é temporária, devido a diversos motivos, como falta de energia elétrica (roubo de fiação), danos na estrutura, insegurança etc. A quantidade de eleitores afetados não foi informada.

No site, é possível conferir a lista dos locais que foram alterados, tanto em definitivo, quanto provisoriamente.

Santa Catarina

De acordo com o TRE-SC, aproximadamente 55 mil eleitores tiveram seus locais de votação alterados em 27 municípios. A relação de alterações emergenciais dos locais está disponível no site.

“As alterações foram efetivadas após a realização das vistorias finais dos locais de votação e constatado pela chefia do cartório que o local não estaria apto a receber a seção eleitoral por vários motivos, destacando as reformas não concluídas e interdições, ou situações emergenciais, como no caso de furto dos cabos de energia elétrica”, explicou a chefe da Seção de Eleitores e Biometria do TRE-SC, Karina Bittencourt.

O TRE-SC é um dos tribunais que disponibilizou um número de Whatsapp para consultar o local de votação. Para acessar o chatbot, é só adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos.

Paraná

Ao menos 20 mil eleitores no Paraná foram atingidos pelas mudanças nos locais de votação. Conforme o TRE-PR, entre as cidades que registraram mudanças estão a capital Curitiba, Foz do Iguaçu e Araucária.

São Paulo

De acordo com o TRE-SP, só na capital paulista mais de 85 mil eleitores tiveram o local de votação alterado. O tribunal informou que não tem uma estimativa para todo o estado, mas ressaltou a importância de o eleitor conferir o local de votação com antecedência.

Rio de Janeiro

O TRE-RJ informou que também não tem dados sobre as alterações de locais de votação no estado. No entanto, além do site e do aplicativo, o tribunal também disponibiliza uma Central de Atendimento Telefônico, no número (21) 3436-9000, para o eleitor consultar o local de votação. No total, o estado possui 4.844 locais de votação.

Goiás

Conforme o TRE-GO, no estado não houve alterações expressivas de locais de votação. Porém, é importante que o eleitor confira o local com antecedência.

Mato Grosso

Cerca de 124 mil eleitores foram atingidos pelas mudanças nos locais de votação. De acordo com o TRE-MT, a medida foi necessária porque os locais de origem não estão em condições de usabilidade.

Mato Grosso do Sul

O TRE-MS divulgou uma lista com todas as seções que tiveram os locais alterados, em sua maioria por motivos de reformas. A assessoria não informou quantos eleitores foram afetados pela mudança.

Bahia

Na Bahia, diversas zonas eleitorais já informaram algum tipo de alteração em local de votação ou em determinada seção. A assessoria do TRE-BA também não passou uma estimativa de quantos eleitores foram afetados pelas alterações. Além do site e do aplicativo, o tribunal tem um número de Whatsapp – (71) 3373-7000 – para o cidadão consultar o local de votação.

Sergipe

O TRE-SE divulgou uma lista com todas as seções que tiveram os locais alterados, alguns em caráter definitivo, outros em modo provisório, por fatores como obras/reformas em andamento que não serão concluídas até o dia do pleito e locais sem acessibilidade. A assessoria não informou quantos eleitores foram afetados pela mudança.

Pernambuco

Em Pernambuco, 92 locais de votação tiveram mudanças, o que representa 2,81% do total de 3.264 prédios que recebem seções eleitorais em todo o estado. As alterações foram motivadas, em sua maioria, por obras nos imóveis onde funcionavam. O TRE-PE não enviou uma estimativa de quantos eleitores foram afetados, mas no site há uma relação com todas as zonas eleitorais que tiveram alguma mudança.

Piauí

Conforme o TRE-PI, mais de 86 mil eleitores foram afetados pelas mudanças nos locais de votação.
As alterações ocorrem em razão das condições de instalações, reformas e acessibilidade nesses locais.

Rio Grande do Norte

O TRE-RN informou que, ao todo, 136 locais de votação sofreram alterações, sendo 18 na capital. A assessoria não divulgou a estimativa de quantos eleitores foram afetados. A lista com a relação de todos os locais alterados pode ser acessada clicando aqui.

Amapá

No Amapá, 38 locais de votação foram alterados. Segundo o TRE-AP, 54.379 eleitores foram impactados com as alterações. 

Rondônia

O TRE-RO informou que houve a necessidade de alterar o endereço de locais de votação devido as reformas ou desativação de prédios em que funcionavam algumas seções eleitorais. Não foi informado quantos eleitores foram afetados pelas mudanças, mas no site é possível ver quais lugares foram alterados.

Roraima

Em Roraima, 56 locais de votação mudaram de endereço em dez municípios, em seis zonas eleitorais. Além do site e do aplicativo e-Título, o TRE-RR disponibiliza um Disque-Eleitor, no número (95) 2121-7090, no horário das 8h às 18h, de segunda a sábado, para consultar o local de votação.

As assessorias dos Tribunais Regionais Eleitorais do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Tocantins não responderam o contato da reportagem ou não informaram quais locais de votação foram alterados nem o número de eleitores afetados pela mudança.

Fonte: IstoÉ



Postar um comentário

0 Comentários