Saiba como identificar verduras e frutas estragadas | Brazil News Informa
O Ministério da Agricultura publicou uma portaria em que dispensa a obrigatoriedade dos produtores de informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já previa a dispensa em resolução de 2002.
Entenda a portaria que dispensa a obrigatoriedade do prazo de validade em vegetais frescos embalados
A ideia é que o consumidor identifique se os produtos comprados ainda frescos, durante o período de armazenamento em casa, estão podres, murchos ou com odor, ou seja, se não estão bons para consumo, diz o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.
Use seus sentidos
Antes de consumir o produto, faça algumas análises usando os seus sentidos, começando pelo tato: aperte levemente, para verificar se a estrutura do alimento tem firmeza. Características como partes moles e odor forte podem indicar que o produto já está muito amadurecido e impróprio para o consumo.
Verifique também se as frutas e as hortaliças não estão murchas e machucadas.
A cor é outro fator importante. Cada fruta tem o seu padrão. Por exemplo, a casca do limão deve ter brilho, indicando que tem mais suco. Já a do abacate deve ser fosca, um sinal de que não foi colhido há muito tempo.
Atenção com as folhosas
As folhosas também possuem suas particularidades. É preciso evitar as que estão amareladas, esbranquiçadas ou muito murchas. O padrão é que elas sejam mais firmes, verdes e sem furinhos.
Tem coisa brotando?
Analise se não há alguma estrutura saindo das extremidades, pois, quando existem brotações, é sinal de que o produto está mais envelhecido. Isso pode acontecer com a cebola, o alho e a batata, por exemplo.
Requisitos mínimos
Apesar da nova regra, os mercados continuam sendo obrigados a vender apenas hortifrútis que atendam aos requisitos mínimos de identidade e qualidade.
Segundo o Ministério, os alimentos que atendem a esses requisitos são aqueles que estão:
- inteiros;
- limpos;
- firmes;
- isentos de pragas visíveis a olho nu;
- fisiologicamente desenvolvidos ou apresentando maturidade comercial;
- isentos de odores estranhos;
- não se apresentarem excessivamente maduros ou passados;
- isentos de danos profundos;
- isentos de podridões;
- não se apresentarem desidratados ou murchos.
Fonte: G1
0 Comentários