Pesquisadores da Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, afirmam ter descoberto o ingrediente coringa para manter a cintura fina, mesmo que a dieta seja um pouco mais calórica.
Após analisar a dieta de 728 adultos, com idade média de 51 anos, os cientistas observaram que as pessoas que consumiam mais de três ovos por semana eram mais propensas a ter melhor perfil lipídico, quando o colesterol está em níveis favoráveis à saúde.
O consumo médio de ovos registrado no estudo foi equivalente a seis unidades por semana para um indivíduo de 70 kg. Ao contrário do que se imaginava, os pesquisadores não encontraram associação entre uma dieta rica no alimento e o aumento de colesterol total, HDL (lipoproteína) e níveis de triglicerídeos.
Em geral, o maior consumo de ovos não foi associado ao aumento de colesterol no sangue em pessoas com distúrbios metabólicos crônicos, como obesidade, hipe
rtensão, diabetes tipo 2, por exemplo. Em participantes sem essas condições, o resultado foi ainda melhor: os que comiam ovos com frequência tinham melhor perfil lipídico.
“Nossas descobertas apoiam as diretrizes atuais que recomendam ovos como parte de uma dieta saudável”, escreveram os autores do estudo no artigo publicado na plataforma Research Gate.
Os especialistas ponderam que as pessoas que comem ovos podem ser mais ativas fisicamente ou ter estilos de vida mais saudáveis, o que contribuiria para os resultados.
Eles também lembram que muitos espanhóis seguem a dieta mediterrânea, reconhecida por médicos como uma das mais saudáveis graças à variedade de alimentos que compõe o prato. A dieta é rica em vegetais, legumes, frutas, nozes, feijões, cereais, grãos, peixes e gorduras insaturadas, como o azeite.
Fonte: Metrópoles
0 Comentários