AUMENTO nos pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas: Quanto vou receber? | Brazil News Informa



AUMENTO nos pagamentos do INSS para aposentados e pensionistas: Quanto vou receber? | Brazil News Informa




Muitas pessoas sonham com o momento de se aposentar e conseguir descansar enquanto permanecem recebendo o seu salário. Contudo, aqueles que já se encontram nessa situação comentam que o processo não é tão bom como parece. 

Isso porque, muitas vezes as quantias disponíveis para pagar as contas mensais não são suficientes para quitá-las e também adquirir os remédios, que muitos precisam. Atualmente, existe a possibilidade dos valores aumentarem. Saiba mais a seguir. 

Novidade para aposentados

As pessoas que são aposentados ou pensionistas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão receber um aumento nos benefícios a partir do próximo ano. Além disso, os demais beneficiados pela previdência também terão suas quantias reajustadas de acordo com a lei federal. 

Em resumo, o piso nacional acaba aumentando todos os tipos de benefícios previdenciários. Assim, de acordo com os dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (Dieese), é possível que esse valor cause impacto no pagamento de 56,7 milhões de brasileiros. No total, 24,2 milhões deles fazem parte dos beneficiários do INSS. 

De onde vem o aumento?

O aumento para os salários do INSS vêm de um lugar conhecido por todos os cidadão brasileiros: o salário mínimo. Todos os anos, essa quantia sofre um reajuste de acordo como manda a Constituição Federal. A iniciativa busca efetuar uma correção para que a quantia não fique abaixo das inflações do ano anterior. 

Assim, para que o piso nacional seja definido, o governo deverá seguir uma base de cálculo que poderá ser alterada a qualquer momento. Nos tempos atuais, o Brasil considera o Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC).

Com isso, esse reajuste deverá acompanhar os valores da inflação, o que garante a manutenção do poder de compra de todas as pessoas do país. Porém, infelizmente ainda não há uma lei que ofereça um real aumento para as pessoas que vivem dessa quantia. 

Aumento nos pagamentos

Em abril, uma nova proposta de aumento foi apresentada pelo Projeto de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Quando o processo ocorreu, os indicadores brasileiros estavam estipulando o salário mínimo para o 2023 em R$ 1.294. 

Contudo, com o grande número de variações que ocorrem com o INPC, muitos especialistas acreditam que o valor do salário mínimo possa subir até o final do ano. A expectativa é que ele chegue a R $1.319. 

Entretanto, estando ainda no mês de agosto, é difícil saber realmente qual será a quantia, uma vez que faltam ainda quatro meses para o fim do ano. Só será possível ter certeza desse número no dia 1º de janeiro de 2023. 

Fonte: Pronatec

Postar um comentário

0 Comentários