Atenção: Caixa libera dinheiro esquecido do PIS/Pasep | Brazil News Informa



Atenção: Caixa libera dinheiro esquecido do PIS/Pasep | Brazil News Informa


A Caixa Econômica Federal está liberando dinheiro esquecido do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 478 mil trabalhadores ainda não sacaram os valores, sendo 125.624 referente ao PIS e 353.100 referente ao Pasep.

Segurado do INSS terá que devolver valores recebidos antecipadamente
Lembrando que a Caixa é responsável pelo pagamento do Programa de Integração Social (PIS), enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago pelo Banco do Brasil.

Neste sentido, os trabalhadores que deveriam ter realizado o saque do abono até dia 30 de junho de 2021, agora têm cerca de R$ 208,5 milhões para retirar até 29 de dezembro deste ano.

Requisitos para o saque PIS/Pasep
  • Para ter direito ao PIS/Pasep, é necessário cumprir os seguintes critérios, como:
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.

Não tem direito ao abono:
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física; 
  • Empregados domésticos; 
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.

Como consultar o PIS/Pasep

Telefone

O trabalhador pode ligar para a Central Alô Trabalhador, no telefone 158, para consultar o abono salarial.

Já os servidores públicos podem realizar a consulta do Pasep ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, no telefone  4004-0001 ou 0800 0729 0001.

E-mail

A consulta pode ser feita por meio do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde o trabalhador reside.

Presencialmente

Os trabalhadores que têm direito ao PIS poderão solicitar os valores esquecidos presencialmente em uma das agências da Caixa.

No caso dos servidores públicos que têm direito ao Pasep, estes deverão se encaminhar a uma agência do Banco do Brasil.

Pelo aplicativo

É possível fazer a consulta também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br. Além de poder verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também consegue ter acesso ao valor, data do saque e o banco em que será creditado.

Fonte: Seu Crédito Digital

Postar um comentário

0 Comentários