Publicidade

Shopee, Wish e AliExpress podem ficar 60% mais caras; entenda a finança | Brazil News Informa



 Shopee, Wish e AliExpress podem ficar 60% mais caras; entenda | Brazil News Informa




Gestão Bolsonaro quer taxar compras de pequeno valor em aplicativos;

Medida provisória é uma resposta a pressão de empresários como Luciano Hang;

Compras internacionais devem ficar mais caras e burocráticas para o consumidor brasileiro.

Amantes de compra digitais podem pagar mais em produtos internacionais. A gestão de Jair Bolsonaro prepara uma uma medida provisória para taxar produtos de baixo valor que são vendidos em aplicativos internacionais, como a Shopee, Wish e Shein.

O governo federal deverá realizar a mudança a pedido de empresários brasileiros liderados por Luciano Hang, dono da rede Havan. Eles acreditam que pagam mais impostos do que essas plataformas.

Com a nova tributação, todo produto que custa menos de 50 dólares (aproximadamente 250 reais) passaria a custar 60% mais caro. Com as leis atuais. essas plataformas de marketplace oferecem a opção para o consumidor fazer compras sem ser tributado caso gaste apenas dentro do limite estabelecido pela legislação.

“Comprar produtos do exterior por aplicativo deve se tornar mais burocrático, caro e demorado, retraindo a relação de consumo do brasileiro. E talvez o custo-benefício para o serviço alfandegário e do fisco nem valha a pena, com maior volume de produtos de pequeno valor para classificar, controlar e fiscalizar”, avalia Douglas Herrero, sócio-diretor do IBGPT, em entrevista ao site da Exame.

A Receita Federal pretendia implementar a nova regra ainda em abril. No entanto, o governo ainda não conseguiu instituir a mudança. Ainda que seja publicada em maio, deve ocorrer um tempo de transição de cerca de 90 dias para que o fisco e as empresas se adaptem às novas taxações.

A medida é vista como prioritária na equipe econômica da gestão Bolsonaro. Outra possibilidade é tributar todas as importações feitas por pessoas físicas independentemente do valor.


Fonte: yahoo

Postar um comentário

0 Comentários