Publicidade

Conheça o novo golpe na restituição do Imposto de Renda | Brazil News Informa



Conheça o novo golpe na restituição do Imposto de Renda | Brazil News Informa

  • Prática criminosa utiliza o contato por e-mail para lesar contribuintes do Imposto de Renda
  • Os golpistas utilizam o logo e as identificação semelhantes as da Receita Ferderal
  • O pagamento da restituição só começa no próximo dia 31

Falta pouco para o prazo final da entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Para evitar prejuízos ao contribuintes, a Receita Federal divulgou um alerta sobre um novo golpe que está sendo realizado.

De acordo com a RF, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas. O ataque acontece que maneira virtual.

Para realizar a operação, os golpistas enviam e-mails tentando convencer os cidadãos a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Eles utilizam imagens com o logo comemorativo da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br, para dar mais credibilidade à mensagem.

O correio eletrônico traz um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição. No informe, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix.

A Receita Federal ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas foram lesadas. Mas, para evitar que mais pessoas sejam afetadas, ela informa que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.

"Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br", diz o órgão.

Através calendário de restituição divulgado, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando a partir do próximo dia 31.

Fonte: Yahoo

Postar um comentário

0 Comentários