Uma em cada 20 pessoas reverte diabetes 2 com mudança de hábitos | Brazil News Informa



Uma em cada 20 pessoas reverte diabetes 2 com mudança de hábitos | Brazil News Informa



Um estudo feito na Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostra evidências de que mudanças no estilo de vida podem reverter casos de diabetes tipo 2, relacionada à obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Os resultados publicados na revista PLOS Medicine mostram que as pessoas são mais propensas a vencer a doença sem a necessidade de cirurgia quando perdem peso. Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 162 mil pessoas com mais de 30 anos, diagnosticadas com diabetes tipo 2 até 2019, na Escócia.

Observou-se que 7.710 dos pacientes, cerca de 5%, haviam alcançado a remissão da doença. Isso significa que eles conseguiram manter o nível normal de açúcar no sangue por pelo menos um ano sem medicação. Mais da metade das pessoas tinha mais de 65 anos. As mulheres mais velhas tiveram mais sucesso do que homens mais velhos, de acordo com os dados levantados. Os pacientes com níveis mais baixos de açúcar no sangue no momento do diagnóstico também apresentaram maior probabilidade de livrar-se do diabetes.

“Fomos capazes de mostrar, pela primeira vez, que uma em cada 20 pessoas na Escócia com diabetes tipo 2 atinge a remissão”, confirmou a autora do estudo, a doutora Mireille Captieux. A médica afirma que o indicador é mais alto do que o esperado, sugerindo que muitas pessoas podem ter conseguido alcançar a remissão da doença após começar a andar de bicicleta ou ter uma alimentação mais saudável, sem a necessidade de cirurgia para perda de peso. Segundo os cientistas, pessoas que se livraram da condição devem evitar ganhar peso novamente pois existe o risco de o problema voltar.

Diabetes tipo 2 - A diabetes tipo 2 é uma doença crônica, caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas incluem sensação de boca seca, aumento da vontade para urinar, vontade aumentada para beber água e perda de peso sem causa aparente. Ela pode levar a complicações como cegueira e úlceras diabéticas.

Fonte: Metrópoles 

Postar um comentário

0 Comentários